• Português
  • English
  • notícias

    O cuidado com as unhas no verão

    No verão, comumente as pessoas vão para a praia ou piscina e com isto molham mais as mãos. Isto pode acarretar alguns problemas para as unhas. A simples mudança de estado de secas para molhadas e vice- versa, pode enfraquecer as unhas. A quantidade de água presente na unha varia, mas o normal é de cerca de 18%. O grau de hidratação das unhas determina sua consistência. Se houver menos de 16% de água em sua composição, podem ficar quebradiças e esfarelar. Unhas com mais de 25% de água ficam amolecidas.

    Quando as unhas já estão muito enfraquecidas, deve-se investigar se o problema foi mesmo relacionado aos efeitos do verão, ou se existe alguma outra causa, como anemia, deficiências nutricionais ou alterações da tireoide, por exemplo. Para tratar o problema, o dermatologista pode receitar uma fórmula contendo biotina, que ajuda a recuperar a aparência ungueal, além de produtos de uso local, nas unhas, que ajudam a endurecer sua lâmina, como por exemplo, foemol, ácido retinóico, ácido glicólico.

    Além disso, quando as cutículas ficam úmidas por mais tempo, podem ser infectadas por fungos ou bactérias, ocasionando o que chamamos de paroníquia. A região fica inchada, vermelha e dolorida. Nestes casos, o tratamento deve ser orientado pelo dermatologista, que tratará a infecção em questão. Para evitar este problema, as cutículas devem ser bem secas, por vezes com secador de cabelos, sempre que as mãos forem molhadas.

    O mar e a areia da praia, podem ressecar as unhas. O cloro da piscina e o tempo seco também podem deixar as unhas mais quebradiças. Os esmaltes não interferem na resistência da lâmina das unhas, mas os removedores de esmalte sim e principalmente a acetona. É recomendável que se use o mínimo possível os removedores e a acetona, pois eles enfraquecem as unhas e podem deixá-las quebradiças. Bases e esmaltes contendo D-Pantol e o Óleo de Macadâmia, reestabelecem a estrutura das unhas, aumentando a sua elasticidade e resistência.

    O protetor solar pode deixar o esmalte mais opaco e para recuperar seu brilho, pode-se usar um verniz extra brilho. Além disso, existe um produto, chamado de GEL-SMOOTH, que pode ser comprado nas farmácias, que ajuda a proteger o esmalte por mais tempo.

    Deixe seu comentário