• Português
  • English
  • notícias

    Melasma não tem cura, mas pode ser controlado


    O melasma é uma doença de pele caracterizada pela pigmentação excessiva em algumas áreas, principalmente no rosto, o que ocasiona manchas acastanhadas e irregulares. Embora não tenha cura, o melasma pode ser controlado. Indicado pelo médico dermatologista, o tratamento certo atenua as manchas e previne o reaparecimento dos sintomas. Confira a seguir os principais tratamentos utilizados no controle do melasma e lembre-se: consulte sempre o médico dermatologista.

    FOTOPROTEÇÃO
    Todo mundo deve utilizar filtro solar regularmente, mas quem tem melasma deve redobrar o cuidado. A pigmentação que provoca as manchas do melasma é desencadeada pela luz ultravioleta e pela luz visível, por isso é essencial proteger a pele. O ideal é que a pessoa com melasma utilize o filtro solar indicado pelo dermatologista – que será mais potente, com proteção contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

    MEDICAMENTOS TÓPICOS
    Cremes clareadores são usados para atenuar e remover manchas do melasma. É preciso ter disciplina, pois o tratamento costuma durar meses. Além disso, é essencial seguir à risca a rotina de fotoproteção para que o tratamento funcione.

    PEELING QUÍMICO
    O peeling químico consiste na aplicação de ácidos, que provocam uma descamação da pele. O peeling pode ser mais superficial ou mais profundo: o tipo de tratamento deve ser definido pelo dermatologista, com base em cada caso. Também aqui, a fotoproteção é essencial para garantir a eficácia e a segurança do tratamento.

    LASER E LUZ INTENSA PULSADA
    Esses tratamentos podem ser usados isoladamente ou em conjunto com outros. Em ambos os casos, os tecidos pigmentados são atingidos de forma que a pele seja clareada e uniformizada.

    Existem diferentes tecnologias a laser para tratamento de manchas e melasma, sendo que uma das mais modernas e eficazes é o Fotona. Combinando dois comprimentos de onda, o laser Fotona atinge a área a ser tratada com máxima precisão, além de promover outros benefícios à pele, como aumento do colágeno e melhoria da textura.

    Repetindo: o uso constante de filtro solar é fundamental para garantir os resultados desses tratamentos.

    MICROAGULHAMENTO
    Um dispositivo com microagulhas provoca minúsculas lesões na pele, que promovem a renovação celular na área tratada e expulsão do pigmento. É bastante indicado para peles mais morenas. Também requer fotoproteção constante.

    Deixe seu comentário

    Abrir Chat
    Você está online na Clínica Natalia Dermatologia, é um prazer ter você por aqui. Como posso te ajudar?
    Powered by