• Português
  • English
  • notícias

    O Vitiligo tem cura?

    Vitiligo é uma doença,  onde os melanócitos, que são as células que produzem o pigmento da pele, a melanina, são destruídas pelo próprio sistema imunológico. Isto provoca manchas brancas em diferentes locais da pele.

    A doença é considerada como auto-imune, pois o sistema de defesa do organismo, ou sistema imunológico, erroneamente entende que os melanócitos devam ser eliminados. Não há riscos importantes para a saúde do paciente, mas sim um enorme desconforto estético, principalmente quando as manchas brancas aparecem em áreas mais visíveis, ou nos genitais masculinos, principalmente em pessoas de pele mais escura.

    As pessoas podem desenvolver a doença em qualquer idade.Não se pode falar em cura definitiva, uma vez que a doença pode entrar em atividade em qualquer momento, mas existem maneiras eficazes de tratar o vitiligo. O tratamento se baseia em cremes de corticóides (para controlar o sistema imunológico), de uso local ou até por via oral, nos casos em que a doença está rapidamente progressiva, além de exposição á radiação UVB, do sol ou de lâmpadas e os chamados cremes imunomoduladores.

    A face é uma das áreas que responde bem ao tratamento, enquanto mãos, pés, respondem pior. Para casos de manchas brancas estáveis, que pararam de aumentar de tamanho e são únicas, pode-se fazer transplante de melanócitos do próprio paciente. Retira-se fragmentos de pele de alguma região escondida para implantar na área afetada.,onde ocorre um “espalhamento” de pigmento e a coloração pode ir voltando ao normal. Deve-se tomar cuidado com traumas na pele, pois as áreas traumatizadas podem desenvolver novas lesões.

    Acredita-se que pacientes com vitiligo se beneficiem muito de acompanhamento  psicológico, para a melhora da doença.

     

    Postado por:Admin Categoria: Doenças de Pele,Notícias

    Deixe seu comentário