• Português
  • English
  • notícias

    Envelhecimento da Pele

    Os primeiros sinais de envelhecimento são vistos na pele. Para quem procura estar bonita em qualquer idade, a dica é simples, esteja sempre alerta aos sinais de envelhecimento da pele e leve uma vida saudável.

    Os principais agentes do envelhecimento

    O envelhecimento da pele depende de características genéticas, e de fatores ambientais. A exposição aos raios ultravioleta, poluição, estresse, fumo e álcool provocam a liberação de radicais livres, que são importantes causadores do envelhecimento cutâneo, pois aumentam a degradação do colágeno e alteram a elastina da pele, que pode ficar mais espessa ou mais fina, atrófica, enrugada, por vezes amarelada, áspera e manchada (manchas brancas ou escuras).

    A radiação solar é benéfica para a saúde geral, saúde óssea, para melhorar o humor e tem muitas outras funções, mas também pode causar queimaduras e o fotoenvelhecimento da pele. Pessoas com pele envelhecida pelo sol têm maior probabilidade de desenvolver câncer de pele e lesões pré-cancerosas.

    O bronzeamento artificial é altamente prejudicial, e, tanto quanto a radiação solar, pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e indução de câncer de pele.

    O cigarro, devido ao calor da chama e ao contato da fumaça com a pele leva ao envelhecimento mais intenso, por causar redução do fluxo sangüíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos, o que parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas, principalmente ao redor da boca.

    Como prevenir e tratar o envelhecimento da pele

    A dieta é importante para manter a pele saudável. A ingestão abundante de água, bem como vegetais, frutas, peixe, carnes magras,vitaminas, proteínas e fibras, ajudam a prevenir a formação de radicais livres.

    Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com filtro solar. Como regra “básica” devemos preferir os filtros com FPS 30 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB, e aplicá-los meia hora antes da exposição solar, e a cada 2 horas, nas áreas não cobertas pelas roupas.

    Para o tratamento do envelhecimento da pele há inúmeros produtos no mercado (cremes, loções), com substâncias como: vitamina C, chá verde, ácido ferríluco, ácido retinóico e seus derivados, ácido glicólico, coffe berry e outros, que muito auxiliam no estímulo do colágeno da derme, combatem os radicais livres, ajudam na proteção solar, no clareamento de manchas, e assim melhoram a cor e textura da pele.

    Em alguns casos, no entanto, os cremes não são suficientes e são necessários procedimentos. Os lasers estão cada vez mais sendo usados para tratar o fotoenvelhecimento.

    A luz pulsada é muito eficaz no tratamento de vasos da face, sardas, manchas de sol e melhora a textura da pele. O laser de CO2 fracionado melhora muito os poros abertos, cicatrizes de acne, manchas, rugas, dá tônus á pele, com melhora importante da textura.

    Há também as técnicas de preenchimento para as depressões da pele, rugas, vincos, contorno facial, olheiras e cicatrizes de acne. São usados os ácidos hialurônico, poliláctico e hidroxiapatita de cálcio como preenchedores.

    A toxina botulínica, por sua vez, serve para amenizar as rugas indesejáveis de expressão da face, do pescoço, rugas no colo, melhorar o contorno facial e tratar alguns tipos de cefaléia.

    Muitas vezes, a combinação de técnicas é a maneira mais completa e eficaz de tratar o envelhecimento da pele.

    Deixe seu comentário