• Português
  • English
  • notícias

    Melasma: o que é, como tratar e como prevenir

    Melasma: o que é, como tratar e como prevenir
     
    O melasma, é um distúrbio na pigmentação da pele que provoca manchas acastanhadas principalmente na face (bochechas, testa, nariz, queixo e buço), mas também nos braços, pescoço e colo. O diagnóstico do melasma é feito pelo médico dermatologista, e a melhor época para fazer o tratamento é o inverno, quando a incidência de raios ultravioletas e a exposição da pele ao sol são um pouco menores.

    Sabe que os principais fatores que desencadeiam essa disfunção são exposição excessiva aos raios solares, fatores genéticos e
    alterações hormonais – é comum o surgimento de melasma durante a gravidez ou quando há uso contínuo de anticoncepcional. Embora seja mais frequente em mulheres, a doença também acomete homens, além de haver uma tendência maior em peles mais escuras.
    A principal forma de prevenir o melasma é o uso regular de filtro solar tinto, mesmo em dias nublados e em ambientes com iluminação artificial. Em mulheres com histórico de melasma, o uso de anticoncepcionais deve ser avaliado, pois pode desencadear o surgimento de manchas.

    Embora tenha cura, o melasma pode ser tratado com eficácia, de forma a atenuar as manchas e garantir a saúde da pele. Entre os tratamentos, estão os procedimentos a luz e a laser, tais como luz intensa pulsada e laser Fotona, os peelings químicos e o microagulhamento. O tratamento é definido caso a caso, com base em diagnóstico feito pelo médico dermatologista, que, além dos procedimentos, também estabelece um protocolo a ser realizado pelo paciente em casa – geralmente, cremes clareadores e protetor solar específico para o tipo de pele do paciente.

    E atenção: nem toda mancha na pele é melasma! Portanto, em caso de manchas, é recomendável consultar o dermatologista e evitar soluções caseiras. Agende uma consulta fazer uma avaliação e obter o tratamento correto.

    Postado por:Admin Categoria: Notícias

    Deixe seu comentário