A pele em cada idade

atualizado em: 31/01/2024
Tempo de Leitura: 3 minutos
Sumário

Nossa pele passa por diversas alterações ao longo dos anos, e cada faixa etária requer cuidados diferentes

A pele é um importante órgão do corpo humano: além de revesti-lo, ela também tem funções metabólicas, imunológicas e sensoriais. E, assim como o restante do organismo, passa por estágios de desenvolvimento e degeneração. Embora cada pessoa tenha um tipo de pele e uma carga genética diferentes, existem características cutâneas comuns a cada faixa etária.

Confira esta breve explicação sobre as fases do desenvolvimento da pele. Em todas, a proteção solar, a hidratação e o acompanhamento com dermatologista são fundamentais para manter a saúde da pele e, consequentemente, do organismo como um todo.

Infância – A pele do bebê recém-nascido é de 40% a 60% mais fina que a de um adulto e, por isso, perde mais calor e mais água; também é menos ácida e mais suscetível a infecções. Com o passar do tempo, a pele infantil vai se fortalecendo: desenvolve sua microbiota (micro-organismos essenciais ao bom funcionamento de nosso organismo), reforça seu sistema imunológico e desenvolve suas glândulas sebáceas. Nesta fase, os principais cuidados são relacionados à prevenção de infecções e à proteção solar.

Adolescência – As alterações hormonais influenciam as glândulas sebáceas (que produzem óleo) e os folículos pilosos (cavidades onde nascem os pelos). Assim, a principal característica da pele nesta fase é uma maior oleosidade, com dilatação dos poros e, muitas vezes, acne. Higiene da pele, controle da oleosidade e atenção à alimentação balanceada são essenciais.

Dos 20 aos 30 anos – Por volta dos 20 anos de idade, a pele está madura: suas funções imunes estão completamente desenvolvidas e sua estrutura é firme. A partir dos 25 anos, pequenas linhas de expressão começam a surgir. Assim, já nessa idade é recomendado iniciar a prevenção do envelhecimento cutâneo.

Dos 30 aos 40 anos – A produção de colágeno e elastina começa a diminuir, as células tornam-se gradualmente mais suscetíveis aos radicais livres e as glândulas sebáceas passam a produzir menos sebo. O resultado desse processo costuma ser o ressecamento da pele e, em muitos casos, o aumento de linhas de expressão e o surgimento das primeiras rugas. Além dos cuidados já indicados na década anterior, produtos com antioxidantes ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele. O estímulo à produção de colágeno também pode ser indicado, o que é feito com produtos locais, lasers e outros procedimentos realizados pelo dermatologista.

Dos 40 aos 50 anos – Nessa faixa etária, o corpo da mulher passa por grandes transformações devido às alterações hormonais da menopausa. Com a pele não é diferente: ela perde firmeza, fica mais ressecada, ganha mais linhas e manchas. Homens também percebem mudanças na pele, que fica mais opaca e áspera, com manchas e linhas marcadas de expressão. Para combater esses sinais e manter a saúde da pele, existem tratamentos tópicos, orais (nutracêuticos, por exemplo) e procedimentos tecnológicos (entre eles, tratamentos com laser, preenchimento, aplicação de toxina botulínica, etc.).

A partir dos 60 anos – A espessura e a elasticidade da pele ficam cada vez menores; a absorção de nutrientes é reduzida, assim como a produção de sebo; e a irrigação pelos vasos sanguíneos fica comprometida. Com isso, a pele fica mais sujeita a lesões e manchas, risco que pode ser agravado pelo aparecimento de outras doenças que influenciam a saúde cutânea (como o diabetes e doenças cardiovasculares). A hidratação se faz ainda mais necessária, assim como o acompanhamento e a prevenção de manchas e do câncer de pele. Existem procedimentos dermatológicos muito eficazes no tratamento das rugas, manchas e flacidez da pele, e até mesmo para a melhora do tônus da mucosa vaginal, com redução da incontinência urinária e melhora da atividade sexual.

Foto Dra Natalia
Dra. Natalia Cymrot
CRM: 84332-SP
RQE: 30628 - Dermatologia
Dra. Natalia Cymrot é dermatologista formada e pós graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Natalia Cymrot

Acompanhe no Instagram

😀🫣 O sorriso é uma expressão universalmente associada à felicidade e ao bem-estar, no entanto, para algumas pessoas, o ato de sorrir pode se tornar motivo de desconforto devido ao sorriso gengival. Mas afinal, o que é o sorriso gengival? 

No post de hoje, exploraremos as causas, opções de tratamento e alternativas para resolver o sorriso gengival. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#sorrisogengival #tratamentosdermatologicos #botox #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
😳 A rosácea é uma condição dermatológica crônica que afeta a pele do rosto, caracterizada por vermelhidão persistente, inflamação e, em casos graves, pápulas e pústulas. Tratamentos variam desde terapias tópicas até procedimentos dermatológicos. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto no blog.

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#rosacea #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
🤕 A enxaqueca pode ser uma condição debilitante, afetando a qualidade de vida de muitas pessoas. Entre os diversos tratamentos disponíveis, um método alternativo vem ganhando destaque: a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox.

Neste texto, vamos explorar como o botox pode ser usado no tratamento da enxaqueca. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#enxaqueca #toxinabotulinica #botox #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
O site https://nataliadermatologia.com.br/ visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Responsável técnico: Dra. Natalia Cymrot CRM: 84332-SP | RQE Nº : 30628 - Dermatologia
DIREITOS RESERVADOS NATALIA CYMROT - DESENVOLVIDO POR SURYAMKT
Entrar em contato via Whatsapp
Entrar em contato via Telefone
magnifiercross