fbpx

Epidermolise Bolhosa

O que é a Epidermolise Bolhosa?

Ainda é um fato discutido na imprensa nacional o caso do neto da coreógrafa Deborah Colker. Esta semana fui questionada por amigos, pacientes e entidades da imprensa sobre o que é e como se manifesta a epidermolise bolhosa.

A epidermolise bolhosa é uma doença que quando herdada geneticamente não tem a cura definitiva. O tratamento é paliativo, envolve cuidados preventivos para evitar que apareçam as bolhas e feridas, pelo descolamento da pele decorrente de trauma ou fricção local. As lesões podem aparecer a partir do nascimento e quando instaladas bolhas e feridas, é necessário o uso de cremes cicatrizantes e curativos locais. Pode ser necessário o uso de antibióticos de uso tópico e orais para tratar as infecções das feridas. A epidermolise bolhosa não é uma doença contagiosa.

A fisioterapia é muito importante para cuidar das cicatrizes das feridas que às vezes são retraídas (contraem a pele) e dificultam ou impedem a movimentação dos membros. Deve-se evitar atividades bruscas, que traumatizem a pele, pois pode haver o descolamento e formação de novas bolhas e feridas. O tratamento com laser ajuda a melhorar a retração das cicatrizes.

Compartilhe com 1 ou 2 amigas.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Novidades Constantes sobre Pele, Cabelos, Unhas e Saúde Corporal

Preencha com o seu Melhor E-mail

Abra o Chat
Ajuda
Quer agilizar o seu atendimento?
Powered by