• Português
  • English
  • notícias

    O eczema das mãos e a lavagem de louça

    1- Lavar a louça deixa as mãos ressecadas?

    As mãos podem ficar ressecadas quando ficam muito tempo em contato com água e sabão ou detergente, pois estes retiram a gordura natural da pele. Então se o tempo de lavagem da louça for grande, a pele das mãos podem ressecar.

    2- É verdade que elas podem até coçar e descascar? Por que isso acontece?

    Na verdade, muitas pessoas podem ter a chamada dermatite de contato irritativa, causada pelo contato com substâncias ácidas ou alcalinas, como os sabões e os detergentes. Neste caso os sintomas se restringem ao local do contato e podem aparecer logo no primeiro contato com a substância química. Esse tipo de reação pode ocorrer em um grande número de pessoas.
    Por outro lado, existe, em menor quantidade de pessoas, a alergia verdadeira a estes produtos, o que é chamado de dermatite de contato alérgica. Neste caso, o contato frequente com determinado produto faz com que o organismo vá se sensibilizando aos poucos até que em um momento a reação alérgica aparece, com vermelhidão, muita coceira, descamação, ás vezes fissuras e pequenas bolhas nas mãos. Esta reação é chamada de eczema, e pode ocorrer inclusive á distância do sítio de contato com o agente causador.
    Muitas pessoas que usam anéis, acabam tendo retenção destas substâncias químicas embaixo dos anéis, e consequentemente, maior reação irritativa ou alérgica nesses locais.

    3- Quais as substâncias que fazem isso acontecer?

    As substâncias que mais causas a alergia nas mãos são: os sabonetes, detergentes e os solventes. O dicromato de potássio, presente nos detergentes, são vilões frequentes da dermatite de contato alérgica. Outras substâncias presentes em pequenas concentrações são as fragrâncias, os corantes e os espessantes. Esses compostos tem a função de deixar o produto mais atrativo para o consumidor, dando cores e aromas diversos, podendo, no entanto causar alergia.

    4- Quais são as alternativas para impedir que isso aconteça?

    O ideal é que a pele não tenha contato direto com estes produtos químicos, o que pode ser conseguido através do uso de luvas. As luvas devem ser de algodão por dentro e material impermeável por fora, compridas, de preferência até os cotovelos, para que não haja contato nenhum entre o sabão ou detergente e a pele das mãos e do antebraço. Organizar a rotina para que a lavagem da louça seja feita em uma única vez ao dia, pode ajudar também. O uso de cremes á base de silicones, usados nas mãos, pode ajudar a criar uma barreira melhor na pele a protegê-la dos agentes agressores.

    5- E o que deve ser feito para tratar o problema?

    O tratamento depende muito da extensão e da gravidade do quadro, e é feito com medicamentos locais ou por via oral.
    Primeiramente é importante remover totalmente da pele o produto que causa irritação ou alergia e evitar novos contatos com ele.
    Cremes ou pomadas de corticosteróides são utilizados para reduzir a inflamação da pele, sempre seguindo a orientação do dermatologista, em relação á frequência e tempo de uso.
    Existem outros medicamentos, chamados imunomoduladores tópicos, como o tacrolimus e pimecrolimus, que são úteis e causam menos efeitos colaterais que os corticosteroides, quando usando por um período mais longo de tempo.
    Em casos de alergia muito intensa ou que se extende para outros locais da pele, pode ser necessário o uso de corticosteroides por via oral. Se houver sinais de infecção bacteriana, com pus, inchaço, dor, febre, podem ser necessários antibióticos localmente ou por via oral.

    6- É verdade que é preciso sempre lavar a louça com sabão neutro. Por que?

    O sabão neutro causa menos irritação na pele que os produtos mais alcalinos e a agride menos, por isso são preferíveis.

    7- Tem outros produtos de limpeza que ressecam as mãos?

    Sim, os sabonetes, shampoos e desodorantes são os produtos mais comumente causadores de irritação na pele, mas solventes, desinfetantes, ceras, tira-manchas, também podem causar dermatite de contato irritativa ou alérgica. Dentre os sabões, os que são em pó, utilizados para lavar roupas são os que mais possuem poder de limpeza, pela adição de vários aditivos, mas, em contrapartida, são os mais poluentes e os que mais agridem a pele.

    8- O sabão de coco é o menos agressivo? Por que?

    O sabão de côco é mais neutro e por isso altera menos o pH da pele, agredindo-a menos. Para o produto ser menos agressivo à pele, é corrigido o pH do sabonete, com a utilização de ácido cítrico ou ácido bórico, mas isso pode afetar o poder de limpeza do mesmo.

    Postado por:Admin Categoria: Dermatologia Clínica,Fica a Dica,Notícias

    Deixe seu comentário