• Português
  • English
  • notícias

    Escolha a roupa certa para se proteger do sol

    O uso de roupas é o método mais prático de se proteger do sol, principalmente para as crianças, que muitas vezes não tem muita paciência de aplicarem repetidamente o protetor solar. Também são muito úteis para as crianças menores de 6 meses, quando o uso do protetor solar ainda é contraindicado.
    As roupas podem proporcionar uma barreira contra a radiação ultravioleta e ser uma boa opção para a prática de esportes ao ar livre ou aquáticos e em situações que dificultem a reaplicação do filtro solar.
    Lã e poliéster são bastante protetores, enquanto algodão, linho, acetato e rayon são menos. Em roupas comuns, tecidos com trama fechada são melhores e as cores escuras aumentam de três a cinco vezes a proteção. Camisetas brancas de algodão tem fator de proteção de 5 a 9, que diminui se o tecido é molhado.
    Nas roupas especiais, que vem com proteção solar, o termo Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) designa a quantidade de proteção, até a máxima proteção de FPU 50+, que indica o quanto a radiação ultravioleta é absorvida pelo tecido. Por exemplo, um tecido com FPU de 50 permite que somente 1/50 da radiação que atinge a superfície do tecido, passe através dele, e, portanto, absorve 98% da radiação ultravioleta, mesmo após as lavagens. Nestas roupas especiais o bloqueio da RUV independe da cor do tecido.

    Deixe seu comentário