• Português
  • English
  • notícias

    Onicomicose: fungos nas unhas podem ser tratados com laser

     

    Unha também fica doente! E um dos problemas que acometem as unhas com mais frequência é a onicomicose, ou micose de unha. “A infecção por fungos nas unhas costuma ser vista com certa displicência, e é comum as pessoas se automedicarem com esmaltes e soluções caseiras. Porém, como qualquer infecção, é importante tratar a onicomicose da maneira correta para não agravar o problema e obter 100% de cura”, afirma a doutora Natalia Cymrot, médica dermatologista formada pela Universidade de São Paulo (USP) que atende na Zona Oeste de São Paulo. “O médico dermatologista indica o tratamento mais eficaz e seguro, como medicamentos tópicos, fungicidas orais e o procedimento à laser, que acelera bastante a cura”, completa.

    A onicomicose é causada por fungos que se alimentam de queratina, a proteína que forma a unha. Como os fungos se beneficiam de ambientes quentes e úmidos, a doença costuma ser mais frequente nas unhas dos pés, embora também possa acometer as das mãos. A doença é contagiosa e, quando não tratada, pode se espalhar para outras unhas. E o mais importante: fungos são resistentes, então a unha não se cura sozinha. Além disso, as deformações causadas pela micose podem criar um ambiente propício para infecções por bactérias na unha e na pele.

    Os sintomas da micose de unha são variados, tais como descolamento da borda da unha, que fica amarelada ou esbranquiçada; e espessamento das unhas, que ficam grossas, duras e escurecidas. Dor nas unhas e mudanças em sua textura também podem ser sinais de infecção por fungos.

    Os tratamentos clínicos para onicomicose incluem medicamentos tópicos (como cremes, soluções e esmaltes) e orais (quando o grau de acometimento é alto). Mas eles exigem muita paciência e disciplina, pois levam de seis a um ano – o que pode ser um obstáculo à cura completa, uma vez que abandono do tratamento acaba agravando a infecção.

    Uma solução inovadora e mais eficaz é o tratamento a laser. A tecnologia Fotona utiliza o laser Nd:Yag, que atinge especificamente os fungos. Assim, consegue eliminá-los completamente sem atingir tecidos saudáveis. O tratamento a laser para onicomicose também é mais rápido: em geral, são necessárias seis sessões de aplicação, a cada 15 dias. Outra vantagem é que o procedimento não expõe o organismo a medicamentos antifúngicos.

    É muito importante consultar um médico dermatologista qualificado aos primeiros sinais de micose de unha, para obter o tratamento mais adequado e seguro e evitar que os fungos se espalhem.

    Deixe seu comentário

    Abrir Chat
    Você está online na Clínica Natalia Dermatologia, é um prazer ter você por aqui. Como posso te ajudar?
    Powered by