• Português
  • English
  • notícias

    Dossiê Maquiagem Vencida

    Dossiê Maquiagem Vencida

    Quando fora da validade, quais ingredientes dessas maquiagens são nocivos à saúde?

    A maior parte dos cosméticos vendidos hoje no mercado apresenta grandes quantidades de óleos, aromatizantes, pigmentos e outras substâncias químicas, mas o principal problema da maquiagem vencida, é a falta de ação dos conservantes, que podem conter parabeno e formaldeído, e que podem levar a irritação na pele e até infecções, como bactérias e fungos.

    Quando um produto vence e seus conservantes perdem a ação, aumenta a chance de haver crescimento de microorganismos nele, como bactérias e fungos, causando infecção no usuário. Além disso, quando os conservantes não estão mais agindo, ocorre a oxidação dos princípios ativos, que, podem causar irritação na pele e nos olhos.
    Nos cosméticos em geral, as substâncias que mais costumas causar alergias são a parafenilenodiamina, e os próprios conservantes, além das fragrâncias que podem tanto perfumar alguns produtos como retirar odores desagradáveis de outros. Além do bálsamo do peru, existe um outro grupo de fragrâncias presente nos cosméticos, chamado de perfume-mix, que frequentemente causa.

    Com avalidade vencida é provável também que a eficácia do produto esteja diminuída ou inexistente. Bases, corretivos podem, por exemplo, deixar a pele “craquelada” e sem viço. A eficácia do fator de proteção solar contido em alguns produtos pode ser completamente perdida após o vencimento também, o que é perigoso, pois o usuário fica com uma falsa sensação de proteção.

    Os cuidados se estendem com produtos anti-idade e de limpeza de pele também?

    Sim, com qualquer produto cosmético que esteja com a validade vencida. Devemos ter um cuidado especial com os protetores solares, pois estes perdem a sua ação e podem causar a falsa sensação de proteção, levando à queimaduras de sol.

    E aquelas maletas de make com diversas cores, não por serem cheios de opções são válidos por mais tempo, certo?

    Certo. Normalmente o fato de haver diversas maquiagens na maleta em nada altera o prazo de validade habitual de cada uma.

    Gloss é um produto bastante usado pelas mulheres. Como identificar as modificações?

    Pode haver alteração no cheiro (geralmente são perfumados), na cor, na consistência e podem formar grumos. Se isto ocorrer, não devem ser utilizados.

    O que as mulheres devem fazer quando percebem tais reações no rosto?

    As pessoas devem suspender imediatamente o uso do produto, lavar bem o rosto com água e sabonete ou usar um bom demaquilante que não irrite os olhos, além de procurar sempre o dermatologista para tratar a reação. Podem ser necessários cremes á base de corticosteroides e calmantes de uso local, e, se houver infecção, antibióticos. Em casos mais graves de alergia, pode ser usado corticosteroide oral.

    Há alguma área do rosto que pode sofrer mais prejuízos pelo uso de maquiagem vencida? Qual seria e o porque?

    Segue uma relação de cada área do rosto com o que pode acontecer:

    Lábios

    Batom e lápis de lábios

    Validade: depois de aberto, dura em média 1 ano e meio.

    Os batons vencidos mudam de textura (podem endurecer ou amolecer demais), ficam com gosto diferente e cheiro ruim. A cor também pode ficar levemente alterada. Os lápis de contorno labial ficam bem secos, difícéis de passar, e perdem o poder de pigmentação. Podem causar dermatite de contato, ressecar os lábios, transmitir doenças como candidíase, causada por um fungo, e herpes labial, se utilizado por alguém contaminado.

    Olhos

    Sombras

    Validade: duram 2 anos e meio, em média.
    Vencidas podem craquelar ou sofrer alteração na cor e dar alergia nas pálpebras.

    Delineadores e lápis de olhos

    Validade: 1 ano, em média.
    Os delineadores em caneta costumam acabar ou secar antes de vencer.
    Vencidos eles ressecam e ficam difíceis de passar e podem causar dermatite de contato nas pálpebras.

    Máscara para cílios

    Validade: depois de aberta dura 3 meses, em média.
    Vencidas resseca e fica em grumos (pequenos grãos). Podem causar dermatite de contato nas pálpebras e irritação nos olhos. Todos estes produtos em casos mais graves, podem levar á conjuntivite.

    Face

    Base, Corretivo, BB Creams, Primers

    Pó compacto e Blush, Demaquilantes
    Validade: duram entre 6 meses e 2 anos.
    Vencidos eles ficam com as fases (água e óleo) separadas e mudam de cor (ficam mais amarelados) e de cheiro. Os produtos mais líquidos também podem formar pequenos grânulos. A eficácia do fator de proteção solar contido em alguns produtos pode ser completamente perdida. Podem causar alergia na face, causar acne e até infecções como impetigo e herpes.

    Mãos

    Esmaltes
    Validade: 24 meses fechado.
    Depois de aberto, tempo de duração tolerável da mercadoria não deve chegar a seis meses.
    É muito comum a alergia (dermatite de contato) a esmaltes, e que se manifesta nas pálpebras , pescoço ou na face, e não nas mãos, como seria mais esperado.

    Mulher gosta muito de consumir maquiagem, mesmo quando já têm diversas opções. Qual dica você daria para que mantenham as opções que desejarem, mas sem causar prejuízos?

    Importante é ficar de olho e conferir periodicamente a data de validade presente na embalagem, ou, se não quiser guardar a embalagem, o ideal seria colar uma etiqueta contendo o prazo de validade no próprio frasco. A maioria dos cosméticos tem validade de 6 meses a 2 anos e depois desse período seus componentes, como corantes, conservantes, substâncias emolientes e fator de proteção solar, perdem seu poder de ação. O prazo de validade significa que, dentro daquele período, a empresa fabricante se responsabiliza pelo produto.

    A correta armazenagem dos produtos deve ser feita em locais protegidos da luz para evitar a oxidação de alguns componentes, secos, frescos, bem iluminados, sem umidade para evitar a contaminação por fungos e, de preferência, longe do banheiro, já que a umidade propicia um meio de cultura favorável a bactérias e fungos, que degradam os produtos e prejudicam a pele. Mas, se for inevitável guardá-las nesse espaço, coloque as maquiagens em caixas vedadas.

    Deixe seu comentário