• Português
  • English
  • notícias

    Ano novo, pele nova: checklist para ter uma pele linda e saudável

    Neste início de 2019, muita gente está tomando suas resoluções de ano novo. Para ajudar nesse planejamento, montamos uma lista com as medidas mais importantes para você manter a saúde de sua pele em dia. Confira!

     

    1. Proteja-se do sol. Entra ano, sai ano, e seu filtro solar continua guardado no porta-luvas ou na gavetinha do banheiro? É hora de verificar a data de validade de seus filtros solares e incluir na sua rotina essa atitude simples, mas que vai prevenir o câncer de pele e retardar o envelhecimento cutâneo. Aplique diariamente filtro solar com fator de proteção de no mínimo 30. O ideal é ter um filtro solar específico para o rosto e outro para o corpo (no dia a dia, aplique nas partes mais expostas ao sol, como braços, mãos e colo).

     

    1. Higienize corretamente a pele. Lave o rosto duas vezes ao dia (pela manhã e à noite) com sabonete específico para seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista). Dormir de maquiagem, nem pensar: remova-a com um demaquilante e, em seguida, lave o rosto com água e sabonete. Periodicamente, uma limpeza mais profunda, realizada por esteticista profissional, pode desobstruir os poros e deixar a pele lisinha e sedosa. No banho, evite água muito quente e o uso de buchas ou esponjas.

     

    1. Após lavar a pele, é fundamental hidratá-la. De novo, aplique um creme hidratante para seu tipo de pele, utilizando um produto específico para o rosto e outro para o corpo. Mãos e pés podem precisar de hidratantes também específicos.

     

    1. Faça um “chek-up” anual no dermatologista. O médico dermatologista é o profissional indicado para avaliar a saúde de sua pele, conferir pintas e manchas e propor tratamentos da pele, inclusive os estéticos.

     

    1. Se você sempre quis fazer algum tratamento específico de pele – como peeling químico, rejuvenescimento, redução de olheira, aplicação de toxina botulínica, preenchimento cutâneo ou outros –, por que não correr atrás desse sonho? Converse com o dermatologista para saber a melhor opção para seu caso. Os resultados de qualquer tratamento de pele dependem de uma boa avaliação, para realizar o procedimento mais adequado no momento certo.

     

    1. Uma dieta balanceada, rica em fibras e com baixo teor de gorduras e açúcares, também é fundamental para ter uma pele bonita e saudável. Provavelmente suas resoluções de ano novo já incluem este item, mas converse com seu dermatologista também sobre alimentação. Talvez você possa se beneficiar de nutracêuticos, que são complementos de vitaminas e minerais cada vez mais utilizados na dermatologia. Mas atenção: não se automedique nem “experimente” complementos nutricionais sem o conhecimento de seu dermatologista.

     

    Deixe seu comentário