Você já deve ter ouvido muitos mitos disfarçados de receitas milagrosas, ou ainda soube que a causa de um problema é tal coisa e acabou não indo ao médico verificar.
Essas mentiras podem pregar peças na nossa saúde, visto que sem o diagnóstico e o tratamento correto o problema pode não desaparecer e inclusive pode aumentar pelo seu erro.
No vídeo dessa semana eu vou contar para vocês três exemplos de como alguns mitos podem influenciar na nossa saúde.
Em primeiro lugar vem a ideia de que a descamação dos pés tem como causa o excesso de ácido úrico. Mentira!
Por que?
Na verdade a causa mais comum para a descamação da pele dos pés é a micose. O tratamento da micose requer uma análise médica para que seja efetivo.
Você sabia que a micose, quando não tratada corretamente pode passar para outra pessoa, ou mesmo para outras partes do seu corpo?
A micose é uma infecção fúngica, um dermatologista pode te ajudar e assim você evita que o incômodo se torne ainda maior.
Em segundo lugar vem a questão de que pele oleosa envelhece menos. Ora, o envelhecimento não é relacionado com a quantidade de sebo da superfície da pele. Esse mito pode atrapalhar uma pessoa de pele oleosa a ter os cuidados adequados com o envelhecimento da sua pele.
Então, com o que devo me preocupar quanto ao envelhecimento da pele?
A exposição solar, a poluição, doenças do organismo e até o estresse.
E por último mas não menos importante: espremer espinhas vai te ajudar a ter a pele mais lisa?
Mentira e ainda pode deixar cicatrizes no lugar!
Ao espremer você acaba expondo a sua pele à bactérias que prolongam ainda mais a cura da acne.
Eu entendo que é incômodo ficar com aquele relevo no rosto, inflamado. Mas existem outras formas de cuidar para que ele suma, consulte um dermatologista para os melhores tratamentos de acne.