Selecionamos alguns produtos que podem te ajudar a acabar com o ressecamento da pele
Você já notou que a sua pele do corpo estava ressecada ao ponto de sentí-la repuxada? O problema pode estar no momento do banho. Combinar água quente com um sabonete muito adstringente pode debilitar a barreira de proteção cutânea, contribuindo para que a hidratação corporal seja prejudicada. Uma maneira de evitar esse processo é usar o chuveiro na temperatura morna e apostar em um higienizador mais suave, como o óleo de limpeza corporal.
Óleos faciais para limpar e remover a oleosidade da pele
Parece, mas não é: entenda a diferença entre pele seca e pele desidratada
Quando se fala em óleo de banho, existem duas opções: o que lubrifica e protege a pele, feito para reter a água no corpo, e o que cumpre o papel de limpar a região corporal. “Para utilizá-lo como sabonete, é importante que esteja claro no rótulo que o produto desempenha função de limpeza também”, explica a dermatologista Natalia Cymrot.
“Quando não tem essa informação, seria apenas um produto que evita o ressecamento que o banho pode trazer à pele, pois formam um manto lipídico na superfície, impedindo a perda de água pela pele e seu ressecamento excessivo, além de deixar a pele macia ao toque”, continua a médica.
Esse tipo de produto é mais tolerável para a pele, porque o óleo dissolve componentes lipídicos (de gordura) acumulados na pele e a limpa de maneira mais suave. “Sua textura não fica pegajosa e protege melhor a pele de agressões externas, como por exemplo a poluição. Existem óleos com várias fases, como os trifásicos, que são porções que não se misturam, da fórmula. Estes são ainda mais suaves”, destaca Natalia.
Os óleos de limpeza são especialmente indicados para peles sensíveis, que sofrem mais com os banhos, diz a dermatologista. Mesmo assim, quase todos os tipos de pele podem ser beneficiadas com o uso.
“Pessoas com a pele muito oleosa e acneica devem evitar aplicar qualquer tipo de óleo nas áreas mais oleosas e com acne, especialmente na face, pois os óleos têm um carácter oclusivo e podem aumentar a chance de aparecer espinhas e cravos”, alerta a médica.
É importante lembrar que esse produto precisa de enxágue ao final do banho, como um sabonete mesmo, para que as impurezas saiam da pele. Depois de sair do chuveiro, vale reforçar a hidratação com um creme corporal, de preferência com a pele ainda úmida, para aumentar a absorção do cosmético.