Sabe quando notamos centenas de fios de cabelo na escova, no chão ou até mesmo no ralo do banheiro após o banho? Esse é um sinal de queda de cabelos, onde os fios frágeis e delicados já estão pedindo socorro.
A boa notícia é que esse problema pode ser evitado! Quer saber como prevenir a queda e manter os cabelos saudáveis? Confira 5 ótimas dicas no post a seguir!
O que pode causar a queda dos cabelos?
A queda de cabelos é considerada um processo natural, que ocorre com todos nós. Mas, quando a perda é superior a 100 fios por dia, pode ser necessária uma avaliação para descobrir o motivo. Entre as principais causas, geralmente, estão:
Genética
A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, é uma causa comum de queda de cabelo relacionada à genética. Neste caso, existe uma enzima que converte a testosterona em DHT, molécula responsável pela redução de tamanho do folículo capilar.
Estresse
Seja físico ou emocional, o estresse persistente pode levar à alterações hormonais e prejudicar a integridade dos fios, desencadeando a queda de cabelo temporária (eflúvio telógeno).
Alimentação desequilibrada
Deficiências nutricionais, especialmente vitaminas e minerais como ferro, zinco, vitamina D e vitamina B12, podem contribuir para a perda dos fios.
Doenças internas
Anemia, alterações da função da tireóide e outras alterações hormonais, doenças autoimunes, podem levar á queda de cabelos e muitas vezes precisam ser pesquisadas.
Após infecções ou cirurgias
Infecções e cirurgias causam um stress orgânico que pode levar á queda de cabelos.
Lembre-se que, se você estiver enfrentando problemas de queda de cabelo persistente ou notando mudanças significativas, é importante consultar um dermatologista especializado em pele e cabelo para te ajudar a identificar a causa da queda e recomendar o tratamento específico.
Gostou do conteúdo ou possui outras dúvidas? Deixe o seu comentário para que possamos esclarecer!