O melasma é uma condição dermatológica comum, mas que pode ser bastante incômoda devido às manchas que surgem principalmente no rosto. A exposição à luz solar e artificial pode agravar essas manchas, tornando importante conhecer formas de prevenir e tratar o melasma.
Neste texto, vamos explorar algumas dicas simples e eficazes para ajudar no cuidado e tratamento do melasma, além de destacar as opções disponíveis na clínica para quem busca orientações e tratamentos personalizados. Confira!
O que é melasma?
O melasma é uma doença dermatológica crônica extremamente comum, mas que causa muito incômodo devido às manchas, que, em geral, aparecem na face.
No verão, o melasma costuma piorar bastante, o que faz com que muitos pacientes cheguem ao consultório dermatológico com essas manchas mais escurecidas, já que geralmente a exposição à luz, seja ela solar ou não, como a luz da lâmpada, computador e celular, leva à piora das manchas.
Como evitar a piora do melasma?
É recomendável utilizar proteções solares tintos, que não são transparentes ou esbranquiçadas, mas sim com a mesma tonalidade da pele. O fator solar mais adequado é o de 50 para cima.
Atualmente, temos uma grande variedade de protetores tintos e de cores distintas, o que significa que eles se adequam às diversas tonalidades de pele do brasileiro.
Essa é uma dica bem importante que já ajuda muito no tratamento. Mas, nós temos aqui na clínica muitos tratamentos interessantes e orientações para o melasma. Então, se você quiser vir conversar com a gente, seria muito interessante.
Se você tem algum amigo também que tem melasma, fale para eles nos seguir que nós vamos dar muitas informações interessantes.