A alopecia areata é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, resultando em áreas de queda de cabelo no couro cabeludo e, em alguns casos, em outras partes do corpo.
Neste post, vamos explorar mais sobre essa condição, suas causas, sintomas e opções de tratamento disponíveis. Confira!
O que é Alopecia areata?
A alopecia areata é um tipo específico de queda de cabelo, causado por uma desregulação do sistema de defesa ou o sistema imunológico.
Na alopecia areata, o sistema imunológico entende que o fio do cabelo é um elemento estranho e ataca essa estrutura do folículo piloso, destruindo e deixando o couro cabeludo calvo, levando a placas/áreas de queda de cabelo isoladas, ou até mesmo a perda total dos cabelos no couro cabeludo e até os pelos do corpo.
Novo tratamento
Acabou de ser aprovado no Brasil um medicamento chamado Baricitinibe, que é da classe dos inibidores da JAK, uma classe nova de medicamentos que tem surgido há alguns anos, para tratamento das doenças imunológicas de difícil tratamento, como a alopecia areata.
O Baricitinibe é um remédio de uso oral, e tem um efeito muito promissor na alopecia areata. Muitos pacientes repilam, ou seja, começam a ter o crescimento dos cabelos de uma maneira mais rápida e mais prolongada com o uso dessa medicação.
É importante destacar que esse medicamento deve ser acompanhado pelo dermatologista experiente em prescrever este tipo de medicamentos.
Então, se você tem esse problema e quiser conversar, vem conversar com a gente. Aproveita e siga as nossas redes sociais e assine nosso canal do YouTube, que eu vou sempre dar orientações e informações atualizadas na área de dermatologia.