Ácido hialurônico: mais hidratação e menos rugas

atualizado em: 08/01/2024
Tempo de Leitura: 5 minutos
Sumário

Selecionamos alguns produtos que podem te ajudar a acabar com o ressecamento da pele

O ácido hialurônico é uma das substâncias mais revolucionárias dos últimos anos. Ele está presente na rotina de skincare, produtos tópicos, procedimentos injetáveis e na medicina. A dermatologista Dra. Natalia Cymrot esclarece dúvidas sobre o assunto, explica os benefícios e as aplicações mais comuns. Confira!

O que é ácido hialurônico?

A dermatologista explica que “o ácido hialurônico é um polissacarídeo que compõe aproximadamente 15% do peso corporal, a maioria na pele, olhos e articulações”. Apesar de ser produzido naturalmente pelo corpo, a produção começa a diminuir com o processo natural de envelhecimento.

Para que serve o ácido hialurônico

A molécula de ácido hialurônico atrai água, por isso, mantém os tecidos bem hidratados e estruturados. A especialista informa que, na pele, o componente “é importante para deixá-la firme, hidratada e com elasticidade”. Nas articulações, ajuda a manter as cartilagens em movimento sem atrito e desgaste”. Nos olhos, “faz parte do humor vítreo e da estrutura ocular”.

Quais são os benefícios do ácido hialurônico para a pele?

O ácido hialurônico possui diversas vantagens de preenchimento e hidratação, contribuindo para a saúde e a beleza da pele em vários aspectos. Abaixo, a dermatologista aponta quais são:

  • Hidrata a pele: o ácido hialurônico possui alto potencial hidratante, pois “auxilia na manutenção da hidratação e viço da pele”.
  • Pele firme e elástica: “quando injetável, o componente promove a produção de colágeno novo na pele, aumentando a firmeza e a elasticidade”.
  • Trata rugas finas: o ativo “trata rugas finas, médias e sulcos profundos”, como o bigode chinês, seja por repetição de movimentos faciais ou envelhecimento natural da pele.
  • Contorno facial: é uma ótima opção para preencher, dar volume e contornar algumas áreas do rosto, como mandíbula, queixo, sulco nasolabial etc.
  • Trata olheiras: o preenchimento com ácido hialurônico atinge as camadas profundas da pele, reduzindo a textura e a aparência escura das olheiras acentuadas.
  • Melhora rugas no pescoço: o composto também ajuda a “melhorar rugas no pescoço, colo, dorso das mãos e até glúteos”.
  • Cicatrização de feridas: o ácido hialurônico tem grande capacidade de reter água, possui efeito antioxidante e anti-inflamatório. Então, é muito útil no processo de cicatrização de feridas.

Apesar das inúmeras opções de procedimentos estéticos, é essencial tomar alguns cuidados com a pele desde cedo. Portanto, use protetor solar diariamente, reaplicando a cada 2 ou 3 horas. Dessa forma, é possível preservar a pele saudável e o aspecto jovial por mais tempo!

Como usar o ácido hialurônico

Segundo a dermatologista, basicamente, o ácido hialurônico pode ser usado em produtos tópicos ou injetáveis na pele. Abaixo, confira mais detalhes sobre as aplicações e as indicações:

Injetável para fins estéticos

A forma injetável é amplamente utilizada para fins estéticos, não só no rosto, mas em várias partes do rosto. Segundo a profissional, o ácido hialurônico “pode ser usado para contornar o rosto e os lábios”. A harmonização facial, por exemplo, melhora assimetrias e reestrutura a face.

O preenchimento labial aumenta o volume e ameniza sinais de envelhecimento na região. Também é possível realizar mudanças sutis no nariz para afinar, alinhar e harmonizar as proporções. Segundo a médica, outro uso da substância é dar volume nos lóbulos da orelha e melhorar o aspecto dos glúteos.

Injetável nas articulações

O ácido hialurônico é muito utilizado para melhorar a qualidade do líquido sinovial e evitar o atrito entre os ossos, principalmente nos casos de artrose no joelho. “Quando injetado nas articulações, melhora a movimentação das estruturas articulares, agindo como um lubrificante”.

O procedimento é realizado em consultório com anestesia local. Além disso, é praticamente indolor e o paciente pode retornar às atividades rotineiras no mesmo dia. Em geral, a infiltração com o ativo dura de seis meses a um ano.

Uso tópico

Presente em diversas formulações de séruns, cremes e géis de limpeza facial, o ácido hialurônico, “topicamente, auxilia na manutenção da hidratação da pele e do viço”. Porém, é válido informar que o uso tópico somente ajuda a prevenir sinais de rugas finas e o ressecamento da pele, melhorando o seu aspecto.

Para atenuar a aparência de rugas já existentes, o preenchimento injetável é mais eficaz, devolvendo a elasticidade, sustentação e a firmeza da pele. Portanto, pode melhorar esses aspectos no rosto e em outras partes do corpo.

Ingestão oral

O componente pode ser ingerido por meio de suplementação em cápsulas, sachês ou a granel. “Normalmente, é combinado com peptídeos de colágeno e/ou silício orgânico”. Dessa forma, “ajuda a hidratar, estimula o colágeno e as fibras elásticas da pele, além de melhorar a qualidade das unhas e dos cabelos”.

Em geral, o ácido hialurônico é seguro e os riscos estão relacionados à qualidade do produto, técnicas de injeção e assepsia. Além de infecção, “a complicação mais grave é a oclusão de veias ou artérias causadas pelo produto. Isso pode gerar necrose de tecidos, com danos irreversíveis à pele e, até, cegueira e acidente vascular cerebral (AVC)”.

Dúvidas sobre ácido hialurônico

Antes de usar o ácido hialurônico, principalmente injetável, vale conhecer suas especificações. Abaixo, a especialista esclarece dúvidas que te ajudarão a conhecer melhor o produto. Acompanhe!

Oibonita – Quanto tempo o ácido hialurônico começa a fazer efeito?

Natalia Cymrot – O efeito é praticamente imediato quando o ácido hialurônico é aplicado ou injetado na pele.

Pode usar ácido hialurônico durante o dia?

Sim, pode usar a substância normalmente durante o dia.

Quem não pode usar ácido hialurônico?

Gestantes, lactantes, crianças, pessoas com doenças autoimunes em atividade, infecções ou câncer, especialmente quando se trata do ácido hialurônico oral e injetável. A aplicação tópica na pele não oferece problemas.

O ácido hialurônico é melhor que a vitamina C para o rosto?

O ácido hialurônico não é melhor que a vitamina C para rosto. Ambas as substâncias agem na pele de maneira complementar e podem ser usadas concomitantemente para tratar os sinais do envelhecimento cutâneo.

Quais profissionais podem realizar aplicações injetáveis com ácido hialurônico?

Devem ser realizadas sempre por médicos extremamente experientes, como dermatologistas e cirurgiões plásticos, com conhecimento anatômico, que já fazem as aplicações há muito tempo.

Também, é necessário conhecer as técnicas, inclusive, de reversão do preenchimento em caso de complicações. No mais, é preciso utilizar produtos de procedência confiável para evitar efeitos negativos e resultados indesejáveis.

Qual o melhor ácido hialurônico?

Atualmente, existem diversos produtos formulados com ácido hialurônico, específicos para limpar, tonificar, preencher e hidratar a pele. Confira dicas de dermocosméticos para seguir uma rotina de cuidados poderosa.

O ácido hialurônico também está muito presente em cremes para os olhos, que podem entrar para a sua rotina de skincare. Lembre-se que os tratamentos estéticos ajudam, entretanto, é muito importante adotar hábitos saudáveis e preventivos. Portanto, cuide-se sempre!

Foto Dra Natalia
Dra. Natalia Cymrot
CRM: 84332-SP
RQE: 30628 - Dermatologia
Dra. Natalia Cymrot é dermatologista formada e pós graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Natalia Cymrot

Acompanhe no Instagram

💆🏽 Prevenir cicatrizes de acne é essencial para manter uma pele saudável. Evite espremer as lesões, procure tratamento precoce e mantenha uma rotina de cuidados com a pele suave. Descubra estratégias eficazes para prevenir cicatrizes de acne. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto no blog.

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#cicatriz #acne #cicatrizdeacne #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
Se você está incomodada e quer tratar a flacidez e deixar seu rosto mais firme, este post é para você!

Siga o nosso perfil para acompanhar as dicas semanais ou acesse o site (link na descrição 👉 @nataliadermatologia).

#flacidez #peleflacida #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
👄 Com a chegada do verão, é comum que as pessoas se preocupem em proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. No entanto, um aspecto muitas vezes negligenciado é a importância da proteção labial durante essa estação.

No post de hoje, vamos explorar os cuidados necessários para manter os lábios saudáveis e protegidos dos danos causados pela exposição ao sol.

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#proteçãolabial #lábios #verão #estetica #dermatologista
#dermatologiaclinica #dermatología
Reunião dos Experts em Cosmiatria e Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia! Valiosíssima troca de experiências!!
🔎 Varizes são veias dilatadas e tortuosas que podem causar dor, inchaço e desconforto nas pernas. Opções de tratamento variam de medidas conservadoras, como uso de meias de compressão, a procedimentos médicos como escleroterapia e laser. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto no blog.

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#varizes #variz #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
👣 A micose de unha é mais do que um incômodo estético. Esta doença fúngica, além de contagiosa para outros, pode se espalhar pelo seu próprio corpo.

Continue lendo o texto para entender um pouco mais sobre a micose e veja alguns motivos que justificam porque é importante tratar a micose.

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#micosedeunha #micose #micoseunha #estetica #dermatologista
#dermatologiaclinica #dermatología
O site https://nataliadermatologia.com.br/ visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Responsável técnico: Dra. Natalia Cymrot CRM: 84332-SP | RQE Nº : 30628 - Dermatologia
DIREITOS RESERVADOS NATALIA CYMROT - DESENVOLVIDO POR SURYAMKT
Entrar em contato via Whatsapp
Entrar em contato via Telefone
magnifiercross