Atualmente, existem diversas maneiras de suavizar cicatrizes de acne e outros tipos de cicatrizes. Muitas vezes é necessária a utilização de mais de um método para se obter um melhor resultado.
Algumas técnicas são:
- Laser Fotona – A tecnologia utiliza feixes de laser de alta precisão para suavizar as cicatrizes e, ao mesmo tempo, estimular a produção de colágeno natural. Assim, a pele tem uma melhoria de longo prazo na textura. O laser também trata acne ativa: atinge glândulas sebáceas hiperativas e reduz a população de bactérias causadoras da acne, eliminando a acne atual e evitando novas inflamações.
- Peelings químicos – Ácidos são aplicados na pele com o objetivo de descamá-la e promover sua renovação, com formação de colágeno novo e melhora de manchas.
- Laser de CO2 Fracionado: Os feixes paralelos do laser atingem pequenas áreas da pele. A pele sã ao redor dessas áreas permanece preservada e ajuda a cicatrizar as áreas afetadas pelo laser. Com isso, há intensa produção de colágeno novo e melhora na textura da pele.
- Luz Intensa Pulsada – Gera calor na pele e estimula o colágeno, com grande melhora da textura, além de manchas e vasinhos.
- Preenchimento cutâneo – O ácido hialurônico é injetado debaixo da cicatriz, levantando-a e uniformizando o relevo da pele, além de estimular o colágeno. O efeito dura de um a dois anos.
- Cirurgia de cicatrizes – Pode ser feita a elevação do fundo das cicatrizes deprimidas ou a retirada completa da cicatriz, com sutura, com ou sem enxerto de pele.
- Subcisão – Utilizada para elevar cicatrizes deprimidas. O fundo da cicatriz é aderido a tecidos mais profundos e a técnica consiste em liberar a pele desses tecidos, descolando-a.