Devemos sempre verificar o FPS e também se o produto é resistente ou não a água. A nova legislação de filtros solares exige que o produto anuncie no rótulo.
A escolha de gel, creme, loção, spray, bastão, ajuda na prevenção de acne e oleosidade comuns quando se usa produtos inadequados para cada tipo de pele. Pacientes com tendência a acne devem optar por produtos livres de óleo ou gel creme. As pessoas que fazem muita atividade física e que transpiram bastante, devem evitar os géis, pois saem facilmente.
Uma mudança importante na legislação permite agora que o valor do PPD (fator que mede a proteção UVA), deve ser sempre no mínimo metade do valor do filtro solar. Isso porque se sabe que os raios UVA também contribuem para o risco de câncer de pele. Todos produtos são obrigados a passar por testes de eficácia.
Aplicação
A aplicação da fotoproteção deve acontecer antes mesmo de você colocar os pés na rua. Aplique sempre uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. Fechou o tempo, esfriou, continue o ritual. A radiação UV atravessa as nuvens.
Apenas o filtro solar não basta para a proteção total. É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com roupas, chapéus e óculos apropriados. Consulte sempre um dermatologista e saiba qual produto é o mais indicado para a sua pele.