Dra Natalia Cymrot

Blog

Como prevenir o envelhecimento da pele

A boa dieta e o tratamento adequado são grandes aliados contra o envelhecimento precoce da pele.

A dieta é muito importante para manter a pele saudável. A ingestão abundante de água, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, vitaminas, proteínas e fibras, ajudam a prevenir a formação de radicais livres. Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com o filtro solar. Como regra básica devemos preferir os filtros com FPS 30 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB, e aplicá-los meia hora antes da exposição solar e a cada 2 horas, nas áreas não cobertas pelas roupas.

Para o tratamento do envelhecimento da pele há inúmeros produtos no mercado (cremes, loções), com substâncias como: vitamina C, chá verde, ácido ferríluco, ácido retinóico e seus derivados, ácido glicólico, coffe berry e outros, que muito auxiliam no estímulo do colágeno da derme, combatem os radicais livres, ajudam na proteção solar, no clareamento de manchas, e assim melhoram a cor e textura da pele.

Muitas vezes, no entanto, os cremes não são suficientes e são necessários procedimentos. Os lasers estão cada vez mais sendo usados para tratar o fotoenvelhecimento.

A luz pulsada é muito eficaz no tratamento de vasos da face, sardas, manchas de sol e melhora a textura da pele. O laser de CO2 fracionado melhora muito os poros abertos, cicatrizes de acne, manchas, rugas, dá tônus á pele, com melhora importante da textura.

Há também as técnicas de preenchimento para as depressões da pele, rugas, vincos, contorno facial, olheiras e cicatrizes de acne. São usados os ácidos hialurônico, poliláctico e hidroxiapatita de cálcio como preenchedores.

A toxina botulínica, por sua vez, serve para amenizar as rugas indesejáveis de expressão da face, do pescoço, rugas no colo, melhorar o contorno facial e tratar alguns tipos de cefaléia.

Muitas vezes, a combinação de técnicas é a maneira mais completa e eficaz de tratar o envelhecimento da pele.

Agende uma consulta por WhatsApp

Procure por outras dicas