Dra Natalia Cymrot

Blog

Cuidados com a pele acneica

É importante a limpeza da pele com produtos adstringentes e que controlem a oleosidade, como sabonetes a base de enxofre e ácido salicílico. A retirada total da maquiagem é importante pois, principalmente a base, pode obstruir os poros da pele e causar ou piorar a acne. Se a pessoa usa outros cremes na face, estes devem ser totalmente removidos da pele diariamente. Os filtros solares devem ser os mais secos possíveis. As maquiagens líquidas, como as bases, devem ser substituídas por bases em pó, que são menos comedogênicas (obstruem menos os poros).

Algum produto pode ser substituído por coisas acessíveis de casa, como receitas caseiras?

Eu não recomendaria o uso de produtos em casa, pois cada pele tem uma característica única e os cuidados podem ser melhor avaliados pelo dermatologista. Muitas vezes o uso de produtos por conta própria agravam muito a acne. Um exemplo é a acne cosmética, aquela causada por cosméticos que obstruem os poros.

O que é bom evitar ao cuidar da pele acneica?

É bom evitar o uso de produtos oleosos na pele, como alguns hidratantes e filtros solares, bem como bases. Na dieta, sabe-se que o leite, principalmente o desnatado pode agravar a acne, além dos alimentos ricos em açúcar e gorduras, e, portanto, devem ser evitados.

Qual a melhor maneira de fazer uma limpeza de pele em casa?

A melhor maneira de higienizar a pele é com sabonetes, géis ou loções que atuem no combate á oleosidade. Estes produtos geralmente conte, ácido salicílico, enxofre, sulfacetamida sódica, ácido glicólico, assebiol, entre outros.

Agende uma consulta por WhatsApp

Procure por outras dicas