fbpx

Você sabia que pode tratar as micoses de unha com laser?

As micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos, que se alimentam da queratina destas estruturas. Alguns fungos vivem naturalmente em nosso corpo sem causar qualquer tipo de sintoma, outros são adquiridos de outros serem vivos ou do meio ambiente. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo, estes fungos podem se proliferar e causar doenças.

Onicomicose ou Micoses das Unhas

São as micoses das unhas, tanto dos pés quanto das mãos. A unha com micose pode se tornar mais grossa e descolada, podendo haver mudanças em sua cor e forma. Geralmente começa como uma mancha de cor clara pequena. Conforme se espalha, a cor se altera e a unha torna-se mais espessa e mais frágil. Muitas vezes a infecção é dolorosa e recorrente. Podem ocorrer na pele (plantas dos pés, palmas das mãos, entre os dedos das mãos e pés, axilas, virilha, região genital, corpo), couro cabeludo e unhas, pois são regiões ricas em queratina, alimento destes fungos.

Causas

As micoses são contagiosas, podendo ser transmitidas de uma pessoa para outra. Contudo, na maioria das vezes o sistema imunológico consegue combater a proliferação dos fungos sem causar qualquer sintoma. Além disso, nosso corpo contém bactérias que são responsáveis por conter a reprodução fúngica. Estas bactérias privam os fungos nocivos de espaço e nutrientes. Altos níveis de acidez em algumas regiões do corpo, como a vagina, fornecem outra camada de proteção.

Mas nem todos os mecanismos de defesa do organismo são infalíveis. Em pacientes imunossuprimidos, por exemplo, o sistema imunológico é incapaz de combater infecções por fungos de forma adequada. Além disso, o uso prolongado de antibióticos destrói as bactérias úteis, permitindo que os fungos colonizem a pele e mucosa. Em mulheres na pós-menopausa, as mudanças hormonais reduzem a acidez da sua vagina, tornando-a mais vulneráveis a infecções fúngicas.

Pode se contrair a micose de unha:

• Algumas pessoas, por questões genéticas, são mais propensas a adquirirem micoses que outras.
• Maior umidade da pele;
• Períodos de baixa resistência – stress, depressão, AIDS, tratamento com imunossupressores, ou antibióticos sistêmicos;
• Contato com pessoas que tenham micoses em casa ou ambientes públicos – praias, piscinas, vestiários, saunas.

Tratamento

O tratamento para as micoses das unhas pode ser feito com medicamentos de uso local e oral e com laser. O laser geralmente é feito 1 vez por semana ou a cada 15 dias, totalizando 6 a 10 sessões. O laser é capaz de matar os fungos e acelerar o crescimento das unhas.

A Clínica de Dermatologia Natalia Cymrot tem o que há de mais moderno para o diagnóstico e tratamento de doenças da pele, além de profissionais especializados e atualizados. Entre em contato e conheça todos os nossos tratamentos.

Compartilhe com 1 ou 2 amigas.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Novidades Constantes sobre Pele, Cabelos, Unhas e Saúde Corporal

Preencha com o seu Melhor E-mail

Abra o Chat
Ajuda
Quer agilizar o seu atendimento?
Powered by