Melasma é uma doença caracterizada por manchas escuras, geralmente na pele da face. O seu surgimento está relacionado a fatores hormonais (gravidez, uso de anticoncepcionais), fatores genéticos e tem como fator desencadeante a exposição á luz (ultravioleta e luz visível).
Melanoses Solares (Mancha Senil)
As manchas senis, ou melanoses solares, são provocadas pelo sol ao longo dos anos e por isso aparecem mais comumente com o avanço da idade. São manchas de coloração castanha, de tamanhos variáveis, que surgem nas áreas mais expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.
Efélides (Sardas)
Sardas são manchas escuras, acastanhadas, puntiformes (de limites precisos) que recobrem especialmente a face, ombros, braços, pernas e o tórax anterior e posterior, que são as áreas de maior exposição solar. Tem uma característica hereditária, pois são mais frequentes em pessoas de pele e olhos claros, que têm maior sensibilidade ao sol. O pico de aparecimento das sardas ocorre na adolescência e vai até a idade adulta, quando então costumam diminuir.
Tratamento
Os protetores solares de uso diário, cremes despigmentantes, ácidos, crioterapia com nitrogênio liquido e peelings, são úteis no tratamento das manchas. A luz intensa pulsada e o laser de CO2 fracionado e outros lasers podem ser ainda mais eficazes.