A onicomicose (micose das unhas) é uma doença provocada por fungos que se “alimentam” de queratina, material do qual as unhas são formadas. A doença pode se manifestar de várias formas, como: descolamento, espessamento, manchas e, até mesmo, a deformação e destruição da unha.
Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída por uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda bastante tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés.
Estas características fazem da onicomicose uma doença de tratamento prolongado, que exige paciência e perseverança quanto ao uso da medicação. Além disso, a unha é um local de difícil penetração de produtos para aplicação tópica. Então, em muitos casos, é necessário o uso de medicação por via oral conjuntamente com os medicamentos de uso local, para se obter maiores chances de cura. Caso a infecção já tenha atingido a matriz da unha, é mandatório que a medicação por via oral seja incluída no tratamento, e, nestes casos, é geralmente mantida por cerca de 3 a 4 meses ou até 1 ano.
Apesar de ser doença de difícil tratamento, é possível se obter a cura.A indicação dos medicamentos adequados depende de cada caso, e deve ser feita por um médico dermatologista.