fbpx

Covid-19 e suas manifestações na pele

Covid-19 e suas manifestações na pele

Covid-19 pode se manifestar também na pele 

 

A covid-19 já faz parte do nosso dia a dia há mais de 1 ano. Mesmo assim, ainda é uma doença nova, por isso tem aspectos desconhecidos ou pouco conhecidos relacionados a ela. 

 

Por exemplo, você sabia que a covid-19 pode se manifestar na pele e até primeiro na pele? Às vezes essa é a única manifestação da doença, sem nenhum outro sintoma característico, como:

  • tosse;
  • coriza;
  • perda de olfato e paladar;
  • dor de garganta;
  • diarréia;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • dores no corpo;
  • febre;
  • falta de ar.

 

Como a covid-19 afeta a pele?

 

Esses sintomas dermatológicos podem ser, por exemplo, o aparecimento de pintinhas, como se fosse uma urticária ou várias picadas de mosquito. Algumas vezes podem aparecer micro bolhas ou vesículas bem pequenas. 

 

Outras manifestações são os dedos dos pés e das mãos ficarem avermelhados, arroxeados, com alteração de coloração nas extremidades, não só nos dedos. 

 

Outras causas 

 

Além da infecção pelo coronavírus, problemas de pele nesse período podem ter outras causas, como o uso de algum medicamento. 

 

Vale também lembrar que o uso de álcool em gel, o aumento na frequência da lavagem das mãos e o uso de outros agentes higienizantes também podem afetar a pele. 

 

Outro fator precisa constar nessa equação: o emocional. Estamos em um período realmente desafiador e as emoções podem se manifestar na pele. 

 

Pós-covid

 

Além desses sinais que podem indicar uma infecção pelo coronavírus, alguns sintomas podem surgir depois que o paciente já foi considerado curado.

 

Um desses sintomas é o eflúvio telógeno, ou seja, um aumento importante na queda de cabelo, que pode surgir alguns meses após a infecção pelo vírus, como acontece também com outras doenças. 

 

Existem outros sintomas que têm sido relatados na chamada síndrome pós-covid, como fadiga intensa, fraqueza muscular, dificuldades cognitivas, entre outros. 

 

Por isso, é fundamental que você busque atendimento médico diante de um teste positivo para a doença ou antes ainda, ao menor sinal de qualquer sintoma. 

 

Então, se você está com alguma questão, uma alteração na sua pele que você não consegue relacionar com nenhuma causa mais aparente, venha nos consultar, com toda segurança que o momento exige. 

 

É importante que o dermatologista faça uma avaliação, porque pode ser covid-19. 

AGENDE AGORA UMA CONSULTA ONLINE, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO 

Abra o Chat
Ajuda
Quer agilizar o seu atendimento?
Powered by