fbpx

Você sabe como cuidar da cicatriz da cesária?

Você sabe como cuidar da cicatriz da cesária?

A cicatriz de cesárea, como qualquer outra cicatriz, deve ser limpa diariamente com água e sabonete,  bem hidratada e protegida do sol. A manutenção da umidade na cicatriz, faz com que o processo de cicatrização seja mais saudável e pode evitar a ocorrência de cicatrizes hipertróficas (aumentadas, mas que não ultrapassam os limites da cicatriz), ou dos quelóides (que são cicatrizes que crescem tanto a ponto de ultrapassarem os próprios limites). Essas alterações ocorrem em pessoas predispostas, e não obrigatoriamente se repetirão em uma cesárea seguinte. Representam um defeito no término do processo de cicatrização, que se prolonga além do necessário.

Existem produtos que podem ser usados logo após a cesárea, para ajudar na cicatrização, como géis ou faixas de silicone. As faixas, além de hidratar, exercem uma leve pressão sobre a cicatriz, para evitar seu crescimento excessivo.

Em pessoas que sabidamente tem tendência a cicatrizes hipertróficas ou quelóides, a betaterapia (um tipo de radioterapia) pode ser usada preventivamente, logo após a retirada dos pontos, uma vez ao dia por 10 dias, aproximadamente.

Alguns lasers e a luz pulsada, também podem ter efeito preventivo se aplicados logo após a retirada dos pontos.

Uma vez que a cicatriz já está inestética, pode ser tratada com injeções mensais de uma solução de corticosteróide, associadas ou não aos lasers. O Laser fracionado, a luz pulsada e outros, funcionam muito bem nestes casos. Em raros casos, se faz cirurgia para tirar a cicatriz, o que não garante que ele torne a ocorrer.

Compartilhe com 1 ou 2 amigas.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Novidades Constantes sobre Pele, Cabelos, Unhas e Saúde Corporal

Preencha com o seu Melhor E-mail

Abra o Chat
Ajuda
Quer agilizar o seu atendimento?
Powered by