Dra Natalia Cymrot

Blog

Por que não se deve espremer cravos e espinhas?

 

Saiba como cuidar da pele com cravos e espinhas 

 

Espremer cravos e espinhas é um costume de muitas pessoas, mas é justamente o que nós, dermatologistas, não recomendamos! Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele.

 

Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro. 

 

As mãos contém bactérias e isso faz com que as lesões de acne fiquem ainda mais inflamadas e infeccionem, aumentando a chance de manchar a pele. 

 

Como lidar com os cravos e espinhas?

 

Primeiramente, é fundamental fazer uma boa limpeza da pele diariamente, principalmente à noite, para remover toda a maquiagem, protetor solar e demais resíduos que são depositados na pele ao longo do dia. 

 

Para isso, opte por produtos oil free, para que não aumente ainda mais a oleosidade da pele, que é uma característica da maioria das pessoas que apresentam acne. 

 

Além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em antioxidantes, ômega-3 e zinco, com um baixo consumo de açúcares, vai ajudar a reduzir a inflamação da pele. Também é fundamental tomar bastante água, para manter o corpo e a pele hidratados. 

 

As limpezas de pele mais profundas devem ser feitas sempre por esteticista, com as técnica e materiais corretos, para que não machuque a pele e piore o quadro de acne. 

 

Tratamentos para acne

 

Da mesma forma, podemos lançar mão de tratamentos em consultório, que ajudem a pele a reduzir a oleosidade.

Os peelings químicos, feitos com a aplicação de ácidos, promovem uma descamação na pele e promovem a renovação celular, removendo as células mortas, o que contribui para controlar a oleosidade e reduzir as manchas e cicatrizes causadas pelas espinhas. 

 

Também podemos contar com o laser de CO2 fracionado e a luz intensa pulsada, além de usar medicamentos por via oral em casos mais avançados de acne. 

 

Em resumo, é importante lembrar de: 

  • não manipular ou cutucar;
  • limpar a pele diariamente;
  • usar filtro solar, para evitar manchas;
  • agendar sua consulta no dermato!

 

Então, se você não sabe ao certo quais produtos deve usar para limpar a sua pele e mantê-la livre de oleosidade ou deseja fazer um tratamento mais completo para sua acne, agende a sua consulta.

Agende uma consulta por WhatsApp

Procure por outras dicas