Durante os últimos anos temos visto muitas influenciadoras mirins, principalmente meninas a partir dos 8 anos, falando sobre como fazer skincare e o uso maquiagens. Porém, os efeitos a longo prazo do uso desses tipos de produto em pele jovens ainda não é conhecido.
Neste texto, vamos falar um pouco sobre o desenvolvimento da pele e dos perigos do uso de produtos que não são adequados para peles jovens. Confira!
Função da pele e seu desenvolvimento
A pele é um órgão multifuncional, com funções de barreira e imunológicas, e está em desenvolvimento durante a infância e a adolescência. A pele só atinge sua maturidade na fase adulta, e ainda não se sabe exatamente qual é a segurança de aplicar maquiagens e produtos de skincare em peles imaturas. Isso ocorre porque não existem estudos que comprovem a segurança do uso desses produtos nessa faixa etária.
Inclusive, há pesquisas que indicam que alguns produtos contêm conservantes que podem causar alterações endócrinas em peles imaturas. Portanto, é importante ter cuidado ao usar produtos não adequados para a idade, pois isso pode gerar problemas, incluindo complicações endócrinas.
Cuidados com o uso de produtos na pele imatura
Além dos riscos desconhecidos, produtos aplicados em uma pele que ainda não está totalmente madura podem causar alergias. Temos observado muitos casos de irritações e alergias em pacientes que utilizam esses produtos, que contêm muitas vezes corantes, conservantes e perfumes, todos capazes de desencadear reações alérgicas ou irritações.
Portanto, para a pele de crianças e adolescentes, a menos que haja um problema dermatológico específico, o que requer tratamento com um dermatologista, recomenda-se principalmente o uso de protetor solar, sabonete neutro e, eventualmente, um hidratante. Esses são os cuidados principais para uma pele normal, sem doenças dermatológicas.