Queda de cabelo em mulheres: tipos e tratamentos
Entenda quais são os tipos de quedas de cabelo nas mulheres e saiba como tratar.
A queda de cabelo em mulheres é nosso assunto de hoje, porque em 2020, devido à pandemia da covid-19, a gente percebeu um aumento nas queixas.
Existem muitas causas para a queda de cabelo. Conheça os diferentes tipos de queda e as causas.
Tipos de queda de cabelo
Alopecia
A alopecia androgenética acontece quando há uma tendência genética, ou seja, a pessoa já tem história familiar desse tipo de queda.
Acontece uma diminuição dos fios, um afinamento, principalmente nas regiões da frente e lateral e o couro cabeludo pode até ficar mais aparente.
Além da origem genética, ela também pode ter uma origem hormonal.
A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma delas, mas também um aumento de testosterona ou de outros hormônios sexuais, principalmente os masculinos, pode levar à queda.
Às vezes o uso de alguns tipos de anticoncepcional, especialmente aqueles com progesterona androgênica, também podem levar os fios a caírem.
Eflúvio telógeno
O eflúvio telógeno é um outro tipo de queda de cabelo, que acontece, geralmente, quando os fios passam pelas fases de crescimento e estacionária mais rápido e caem antes da hora, vários fios ao mesmo tempo.
Não dá para estacionar ou impedir esse tipo de queda, mas, geralmente, os fios crescem novamente.
O que causa queda de cabelo?
Geralmente uma infecção mais séria, uma internação, uma cirurgia, às vezes um problema de tireoide ou um estresse muito intenso.
O estresse causa o aumento de cortisol e o cortisol desencadeia esse tipo de queda de cabelo. Talvez seja por isso que mais pessoas têm relatado o problema durante a pandemia.
A falta de ferro ou níveis baixos de ferritina também podem estar relacionados à queda de cabelo e essa causa precisa ser investigada a fundo, porque ela pode ser bem variada.
Por isso é importante pesquisar a história clínica do paciente e também fazer exames.
Alopecia frontal fibrosante
Um outro tipo de queda de cabelo que está muito comum, é a alopecia frontal fibrosante.
Nesse caso existe uma alteração cicatricial dos fios, ou seja, os fios caem e não voltam.
Ela é um pouco mais difícil de tratar, é necessário o uso de medicamentos locais ou orais e isso tem que ser feito com uma certa rapidez, porque senão o folículo vira uma cicatriz.
Às vezes a pessoa perde também fios na sobrancelha, fica com bolinhas na pele na região da testa, então é preciso ter atenção a esses sinais.
A avaliação e diagnóstico da queda de cabelo é feita com um aparelho chamado tricoscópio, que amplia nossa visão do couro cabeludo. O médico pode ainda solicitar exames laboratoriais para auxiliar no diagnóstico.
Então se você tem algum tipo de perda de cabelo, se isso está incomodando você, venha fazer uma avaliação, uma investigação e tratar de forma correta.
AGENDE AGORA UMA CONSULTA ONLINE, CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO