Como acontece o processo de cicatrização pelo corpo?
Você sabia que, dependendo da região do nosso corpo, a nossa cicatrização é diferente?
De fato, algumas áreas cicatrizam melhor e a cicatriz fica mais discreta em algumas regiões do corpo do que outras.
Por exemplo, o rosto é uma área em que a gente tem muitas glândulas e tem os pelos, que são reservas celulares para que, quando a pele sofre alguma injúria, exista a cicatrização.
Decerto, comparando com as costas, que têm menos esses anexos (glândulas e pelos), em geral a cicatriz fica mais larga.
Além disso, é uma região que movimenta muito e as regiões que se movimentam mais, formam cicatrizes com uma qualidade pior do que aquelas que se movimentam menos.
O furúnculo pode gerar uma cicatriz, se não for bem cuidado. Clique aqui e saiba o que fazer se esse problema surgir na sua tela.
Etapas da cicatrização
Assim, a cicatrização pode ser dividida em 3 fases:
- Inflamatória - pode haver edema, vermelhidão e dor. É quando o sistema de coagulação sanguínea é ativado.
- Proliferativa - é quando ocorre a proliferação dos fibroblastos, que farão uma fibroplasia, fechando efetivamente a ferida e formando a cicatriz em si.
- De reparo - é a mais longa de todas, quando o tecido cicatricial vai se remodelando, realinhando suas fibras e tornando a cicatriz mais clara e discreta.
Então, o tempo total de cicatrização de uma lesão também pode variar bastante. Por exemplo, apenas a fase 2 (proliferativa) pode durar de 5 a 20 dias.
Como ajudar no processo de cicatrização?
Na verdade, muitos fatores influenciam no processo de cicatrização da pele, como:
- a saúde geral do indivíduo;
- a existência de doenças crônicas, como diabetes;
- a extensão e profundidade da lesão;
- a higienização e tratamento tópico;
- uso de medicações;
- a faixa etária da pessoa;
- exposição solar;
- hábitos de vida.
Assim, seja após um procedimento cirúrgico ou estético ou mesmo por um machucado ou ferida, é importante tomar os cuidados necessários para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível e resulte em uma cicatriz esteticamente aceitável ou até mesmo imperceptível.
Por isso, esse conhecimento é super importante e interessante que você saiba porque, na hora de fazer um procedimento, já vai saber que existem áreas que a cicatriz naturalmente fica mais bonita e outras em que a cicatriz já não fica aquelas coisas, por uma questão de região simplesmente.
Então, é importante manter o organismo hidratado e bem nutrido, além de proteger o local do sol e utilizar hidratantes, uma vez que não se trate de uma ferida aberta.
Lembre-se que o dermatologista pode orientar você sobre a melhor forma de cuidar de qualquer ferida, machucado ou mesmo um corte para a realização de uma cirurgia e que você não deve se automedicar.