O diâmetro do canal vaginal é definido pelo conjunto de músculos do assoalho pélvico e de ligamentos. Mesmo sem partos vaginais, o relaxamento vaginal pode ser observado devido à perda do tônus da musculatura. A aproximação da menopausa agrava o quadro, por causa da redução de colágeno e elastina. A Síndrome do Relaxamento Vaginal faz com que a mulher tenha dor e dificuldades nas relações sexuais, minimizando o prazer tanto para ela como para o parceiro.
O laser ERBIO FOTONA promove aumento do colágeno e da elastina, com recuperação do tônus e da sustentação vaginal; proporciona uma redução do diâmetro do canal vaginal, com melhora da qualidade das relações sexuais e da incontinência urinária (que começa a aparecer com o passar do tempo). A parte genital externa também pode ser tratada, com clareamento e melhora da flacidez da vulva.
O laser é aplicado no canal vaginal em duas a quatro sessões de 45 a 60 minutos cada, no consultório. É feita anestesia em creme, que deve ser aplicado na entrada da vagina 30 minutos antes do procedimento. Todo o procedimento é indolor, sem cortes, sem sangramento, sem desconforto e com rápida recuperação.
O laser ERBIO FOTONA também pode corrigir problemas decorrentes de vaginoplastia, labioplastia redutora e perineoplastia (rejuvenescimento do períneo e dos lábios maiores e menores quando estão flácidos).