O que se sabe a respeito da vacinação infantil para covid-19?
Um tema muito atual e importantíssimo é a vacinação infantil para covid-19. Crianças de 5 a 11 anos foram incluídas no plano de vacinação para covid-19 com o imunizante da Pfizer e a partir dos 6 anos poderão tomar também a CoronaVac (Butantan).
Muito tem se falado sobre isso, mas muita gente ainda tem dúvida se vai vacinar os seus filhos ou não, a partir de uma confusão na mensagem que o ministério da saúde tem dado para população.
Por que é importante fazer uma consulta dermatológica completa antes de um procedimento estético? Clique aqui e saiba a resposta!
Por que vacinar crianças?
Um dos principais objetivos da vacinação infantil contra a covid-19 é impedir casos graves e mortes nesse público, bem como futuras ondas de transmissões pelo surgimento de novas variantes.
Ainda, de acordo com a AMB, a vacinação visa "prevenir hospitalizações, sequelas, uso de antibióticos, visitas aos serviços de saúde, ocupação de leitos em UTI, entre outros".
Apesar de a mortalidade entre as crianças ser menor, em comparação ao público em geral, ela acontece e não pode ser ignorada.
Quem é a favor?
Assim, agências reguladoras em todo o mundo se mostraram favoráveis à vacinação das crianças, como a European Medicines Agency, EMA, Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA), pela Divisão de Alimentos e Produtos para a Saúde do Canadá (HPFB).
Então, é importante saber quem no meio médico é a favor da vacinação infantil. Então aqui vai uma lista com alguns dos órgãos mais importantes no Brasil que já se manifestaram sobre esse tema:
- Conselho Federal de Medicina;
- Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
- Associação Médica Brasileira (AMB);
- Associação Brasileira de Pediatria;
- Sociedade Brasileira de Infectologia.
Além disso, a questão da vacinação infantil já foi publicada nas revistas mais importantes da área médica, então a gente já tem uma robusta evidência a favor da vacinação infantil.
Isso é muito importante para evitar a propagação da doença, inclusive para os familiares mais idosos e que tenham comorbidades. Assim, será possível brecar a pandemia.
Então a minha opinião é totalmente a favor dessa vacinação.