Dra Natalia Cymrot

Blog

Vale a pena tomar colágeno?

 

Saiba se tomar colágeno ajuda com o processo de envelhecimento

 

Tomar ou não colágeno? Essa é a dúvida de muitas pessoas, especialmente porque encontramos uma infinidade de produtos no mercado que contém essa substância e também suplementos, vitaminas e diversas apresentações de colágeno para tomar. 

 

A partir dos 30 anos de idade, nós começamos a perder o colágeno em nosso organismo.

Aliás, ele não serve apenas para manter a pele firme e hidratada, mas também é importante na sustentação dos tecidos do corpo, como ossos, músculos, tendões e articulações.

 

Por volta dos 50 anos de idade, a gente tem apenas um terço do colágeno que a gente tinha da juventude, tanto que notamos um aumento na flacidez da pele e o surgimento das rugas e sulcos. 

 

Tomar colágeno ajuda?

 

Essa questão sempre surge no consultório. Então, eu fiz uma revisão da literatura e o que os estudos realizados em animais e in vitro mostram é que tomar colágeno melhora a hidratação da pele, seu índice, a quantidade da elastina e também a elasticidade da pele. 

 

Ainda não existem estudos realizados em pessoas, mas, aparentemente, vale a pena sim tomar colágeno. Mas, neste caso, não para corrigir os sinais que o envelhecimento já deixou na pele, mais para prevenir uma piora do quadro.

Cuidado! Alguns suplementos fazem a acne piorar. Clique aqui e saiba quais são eles.



Tipos e funções 

 

O colágeno tem diferentes funções no organismo e, por isso, existem diferentes tipos dessa substância, do tipo I ao tipo XII.

Por exemplo, o hidrolisado é aquele encontrado com maior frequência no mercado. Ele contém 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitaminas, incluindo a vitamina C.

Portanto, esse tipo pode ser encontrado em cápsulas, gomas e em pó, para dissolver na água.

Entre os principais benefício relacionados ele estão:

  • fortalecimento das unhas e dos cabelos;
  • melhora da firmeza e hidratação da pele;
  • auxilia os tratamentos contra flacidez;
  • ajuda na prevenção do envelhecimento da pele;
  • protege as articulações;
  • auxilia no tratamento da osteoporose.

 

Enfim, tomar colágeno pode ajudar você a retardar o envelhecimento e também a melhorar a qualidade da sua pele.

Então, se você tem interesse em suplementar essa substância e não sabe exatamente qual produto escolher, agende sua consulta e vamos conversar melhor sobre esse assunto! 



Agende uma consulta por WhatsApp

Procure por outras dicas