Você sabe qual método funciona contra o mosquito Aedes?

atualizado em: 08/01/2024
Tempo de Leitura: 2 minutos
Sumário

A grande quantidade de repelentes disponíveis no mercado - só no Brasil, existem 122 com registro na Anvisa - ainda gera muita dúvida sobre como se proteger individualmente das picadas do Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e chikungunya. Muitas pessoas me questionam sobre a eficácia destes produtos contra os diferentes tipos de mosquitos.

Mesmo que os órgãos públicos ainda batam cabeça em suas recomendações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pediu que a população denuncie repelentes que tenham falhado ou provocado efeitos adversos.

Outras práticas disseminadas no país contra o Aedes, como o uso de vitaminas do complexo B, também tem gerado muito ruído no consumidor.

REPELENTES APROVADOS NO BRASIL

Há 122 produtos registrados na Anvisa como repelentes para a pele. Eles têm quatro substâncias ativas:

  • DEET (também conhecido como N,N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dimetil-3-metilbenzamida);
  • IR3535 (também conhecido como etil butilacetilaminopropionato ou EBAAP);
  • Icaridina (também conhecido como hidroxietil isobutil-piperidina carboxilato ou picaridina);
  • Plantas do gênero Cymbopogon (citronela).

A EFICÁCIA CONTRA O AEDES AEGYPTI

Segundo a Anvisa, “todos os produtos registrados tiveram sua eficácia comprovada para ação em mosquitos da espécie Aedes aegypti”. É importante observar que o efeito de cada produto tem duração diferente e que as instruções de uso contidas no rótulo devem ser seguidas.

Porém, a eficácia dos repelentes pode variar de mosquito para mosquito. Estudos realizados até o momento sugerem que a alternativa mais eficaz contra o Aedes sejam os repelentes à base de icaridina com concetração de 25%.

No caso do DEET, por exemplo, os principais estudos de eficácia foram feitos com mosquitos Anopheles (vetor da malária) e Culex (o pernilongo comum) e mostram que repelentes à base de DEET com concentração de 15% são eficazes por 5 horas, em média.

Os estudos não foram feitos com Aedes e se referem a uma concentração maior que 15%. No Brasil, a maior parte dos repelentes à base de DEET tem concentração em torno de 10%, portanto não garantiriam essa proteção. O Aedes aegypti desenvolve um tipo de tolerância ao DEET quando exposto ao repelente por um período prolongado.

RECOMENDAÇÕES DA OMS

Contra o Aedes aegypti, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda os repelentes à base de DEET, IR3535 e icaridina.

O FIM DOS MITOS

Óleo de Citronela

Além de não ser recomendado pela OMS para combater o Aedes aegypti, há estudos que indicam que o óleo de citronela não tem eficácia contra o mosquito. Uma pesquisa publicada em outrubro de 2015 na revista “Journal of Insect Science” comparou o desempenho de produtos à base de citronela e outros ingredientes naturais contra aqueles à base de DEET. O resultado foi que produtos contendo citronela não tiveram nenhum efeito repelente significativo.

Vitamina B

Não há nenhuma base científica que justifique o consumo de vitaminas do complexo B para afastar mosquitos, segundo a infectologista Nancy Bellei. Há, pelo contrário, estudos que comprovam que o uso desse recurso não tem qualquer efeito repelente.

Denuncie repelentes que falharem

Confira a lista completa de repelentes aprovados pela ANVISA

Foto Dra Natalia
Dra. Natalia Cymrot
CRM: 84332-SP
RQE: 30628 - Dermatologia
Dra. Natalia Cymrot é dermatologista formada e pós graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Natalia Cymrot

Acompanhe no Instagram

〰 Descubra os melhores tratamentos para estrias, incluindo Laser Fotona, luz intensa pulsada, microagulhamento, peelings químicos e bioestimuladores de colágeno. Saiba como cada opção pode ajudar a suavizar a aparência das estrias e restaurar a confiança na sua pele. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto no blog!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#estrias #estria #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
Sabia que uma boa massagem relaxante pode:

▫ Aliviar o estresse
▫ Melhorar sua circulação
▫ Ajudar na qualidade do seu sono

Dê um tempo para si mesma e descubra os benefícios de cuidar do seu corpo e mente.
 
Agende uma massagem relaxante em nossa clínica!

Siga o nosso perfil para acompanhar as dicas semanais ou acesse o site (link na descrição 👉 @nataliadermatologia).

#relaxar #massagem #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
➡ O câncer de pele é uma preocupação crescente em todo o mundo, afetando milhões de pessoas a cada ano. Entre os diversos tipos de câncer de pele, o melanoma se destaca como uma das formas mais graves e potencialmente letais da doença.

No texto de hoje, falaremos sobre a importância do diagnóstico precoce do melanoma e destacaremos os locais incomuns de sua aparição. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#melanoma #cancerdepele #tratamento #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
O que aprendemos com a história de Natalie? 

O melanoma não é uma doença simples. Agressivo, se não for diagnosticado em fase inicial pode se disseminar para outros órgãos, causando metástase e reduzindo as chances de cura.

Em 2020, durante o tratamento, Natalie postou em sua rede social (nataliefornasier): “Aquelas marcas de bronzeado, aquela pele descascada, a ardência das queimaduras solares - não valem a pena. 
Não vale a pena ser uma estatística ou receber uma onda de destruição em sua vida.”

E você, já parou para pensar nisso?

REPOST @grupobrasileirodemelanoma

#gbm #grupobrasileirodemelanoma #dermatologia #dermatologistas #medicina #oncologia #oncologista #melanoma #patologia #cirurgiaoncologica #cirurgiaplastica #atualização #tratamentooncologico #cancerdepele #conscientização #prevenção #fotoproteção
➡ Descubra como o laser Fotona pode transformar a gordura localizada, flacidez e celulite, proporcionando resultados visíveis e duradouros. Saiba o que esperar do tratamento e como se preparar para otimizar os resultados. 

Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#gorduralocalizada #flacidez #celulite #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
O site https://nataliadermatologia.com.br/ visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Responsável técnico: Dra. Natalia Cymrot CRM: 84332-SP | RQE Nº : 30628 - Dermatologia
DIREITOS RESERVADOS NATALIA CYMROT - DESENVOLVIDO POR SURYAMKT
Entrar em contato via Whatsapp
Entrar em contato via Telefone
magnifiercross