Dra Natalia Cymrot

Blog

Brotoejas nas crianças: o que são, como prevenir e evitar

Brotoejas nas crianças: o que são, como prevenir e evitar

As brotoejas, são tecnicamente chamadas de miliária, e representam uma reação da pele ao calor excessivo, seja pela temperatura ambiente, febre, ou excesso de agasalhos, principalmente os de materiais sintéticos. Ocorrem principalmente nas dobras de pele, mas também no tronco, por uma imaturidade das glândulas sudoríparas das crianças, que “entopem” facilmente quando produzem muito suor. Podem entupir superficialmente e formar somente bolhinhas transparentes, quando são chamadas de miliária cristalina, ou um pouco mais profundamente, podem inflamar e ficar vermelhas, pela própria irritação do suor, e chamar miliaria rubra. Existe até uma forma de miliária profunda, que ocorre quando há obstrução mais profunda do ducto da glândula sudorípara.

Para prevenir brotoejas, deve-se evitar agasalhar excessivamente as crianças, principalmente no calor, evitar exercícios intensos e tratar a febre, para evitar o excesso de sudorese.

O tratamento de faz com pasta d´água, aplicada localmente várias vezes ao dia, ou com produtos que se assemelham a um talco líquido, e até loções contendo calamina. Em casos mais intensos, pode ser necessário o uso de anti-histamínicos orais, que ajudam a aliviar a coceira.

Agende uma consulta por WhatsApp

Procure por outras dicas