Câncer de pele é o mais comum no Brasil. Saiba como se prevenir

atualizado em: 31/01/2024
Tempo de Leitura: 3 minutos
Sumário

#DezembroLaranja. Já começou a campanha nacional de conscientização sobre o câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o País registra cerca de 176 mil novos casos de câncer de pele por ano, sendo que o mais comum é o não melanoma, que corresponde a 30% de todos os tumores malignos.

A proteção contra a radiação solar é a principal forma de diminuir a incidência de câncer de pele, e o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir os índices de mortalidade pela doença. Com foco na prevenção, o tema do Dezembro Laranja deste ano é “Se exponha, mas não se queime”. A campanha nacional é realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), e também inclui mutirão de atendimento que deverá beneficiar 30 mil pessoas em diversos estados.

“A exposição excessiva ao sol é a principal causa de câncer de pele, por isso a fotoproteção é a melhor forma de prevenção da doença”, afirma a doutora Natalia Cymrot, médica dermatologista formada pela Universidade de São Paulo (USP) que atende na Zona Oeste de São Paulo (SP). “Outro ponto importante é que o paciente fique atento a lesões e manchas na pele, que podem ou não ser sintoma de câncer. Somente o médico dermatologista saberá distinguir, por exemplo, uma pinta de uma lesão cancerosa”, completa.

PREVENÇÃO

  • Evite expor a pele ao sol, principalmente entre 10h e 16h.
  • Utilize diariamente um protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou mais, mesmo em dias nublados. Lembre-se de reaplicar o filtro solar a cada duas horas, ou após entrar na piscina ou no mar.
  • Roupas e acessórios com proteção solar também são eficazes, como chapéus, óculos, bonés e camisetas.
  • Pessoas de todas as idades e tons de pele devem se proteger contra a radiação solar.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Existem vários tipos de câncer de pele, e cada um tem características diferentes. Os carcinomas (câncer não melanoma) são os de maior incidência, mas também os de letalidade mais baixa e alta probabilidade de cura. Já o melanoma é menos frequente, porém com maior índice de mortalidade (ainda assim, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as chances de cura são de mais de 90%, quando o diagnóstico é precoce).

Tanto nos casos de não melanoma quanto de melanoma, a detecção precoce é fundamental. Por isso, é essencial fazer o acompanhamento de rotina com o médico dermatologista. “Na maioria das vezes, o paciente que tem lesões pré-cancerosas ou cancerosas não consegue identificá-las, ou porque se assemelham a pintas, verrugas ou outras lesões, ou porque ficam foram do campo de visão do paciente”, esclarece a doutora Natalia Cymrot.

TRATAMENTOS

Entre os tratamentos para o câncer de pele não melanoma, estão cirurgia tradicional (remoção da lesão) e criocirurgia (congelamento da lesão com nitrogênio). A terapia fotodinâmica também é uma opção para muitos casos. Radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e medicações orais e tópicas também podem ser necessárias. Os planos de tratamento do melanoma podem incluir cirurgia e terapia-alvo oral, eficaz no controle da doença e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Em todos os tipos de câncer de pele, o principal fator para o tratamento ser bem-sucedido é o diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo ela for detectada, maiores serão as chances de cura.

Proteja sua pele diariamente dos raios do sol e consulte o dermatologista periodicamente.

Foto Dra Natalia
Dra. Natalia Cymrot
CRM: 84332-SP
RQE: 30628 - Dermatologia
Dra. Natalia Cymrot é dermatologista formada e pós graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Natalia Cymrot

Acompanhe no Instagram

🌬 Com a chegada do frio, é comum surgirem problemas de pele, como a pele seca. Essa condição pode causar muito desconforto, como coceira e irritação. Entender por que isso acontece e adotar cuidados específicos pode ajudar a proteger e manter a saúde da sua pele durante os meses mais frios.

Neste texto, vamos dar algumas dicas essenciais para manter a pele hidratada e bem cuidada durante o inverno. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#peleseca #pelesecanoinverno #inverno #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
🔎 Descubra tudo sobre a dermatite atópica, uma condição que causa desconforto e impacta a qualidade de vida. Entenda seus sintomas, tratamentos convencionais e a promissora fototerapia como nova abordagem no combate a essa condição. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto no blog!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#fototerapia #dermatiteatopica #dermatite #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
➡ Se você está lidando com verrugas virais, saiba que existem diversas opções de tratamento disponíveis para ajudar a eliminar essas lesões incômodas. Confira esse reels para saber quais são elas.

É importante ressaltar que o tratamento ideal pode variar de acordo com o tipo e localização das verrugas, bem como a resposta individual de cada paciente. Por isso, é essencial consultar um dermatologista para avaliação e orientação personalizada.

⚠ Não deixe que as verrugas atrapalhem sua qualidade de vida. Procure ajuda profissional e inicie o tratamento adequado para se livrar delas de uma vez por todas!

Siga o nosso perfil para acompanhar as dicas semanais ou acesse o site (link na descrição 👉 @nataliadermatologia).

#verrugaviral #verruga #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
👩🏼‍🦰 Você já ouviu falar sobre alopecia areata? É uma condição autoimune que afeta os folículos pilosos, levando à queda de cabelo no couro cabeludo e no corpo. Além dos desafios físicos, a doença pode abalar a autoestima e o bem-estar emocional dos pacientes. Felizmente, há uma boa notícia: a Anvisa aprovou recentemente o Ritlecitinib, uma nova opção de tratamento para essa condição.

Neste artigo, vamos explorar mais sobre a alopecia areata e como essa nova medicação pode oferecer esperança aos pacientes. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#alopeciaareata #alopecia #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
💕 Que o amor floresça ainda mais neste Dia dos Namorados! 

#namorados #diadosnamorados
O site https://nataliadermatologia.com.br/ visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Responsável técnico: Dra. Natalia Cymrot CRM: 84332-SP | RQE Nº : 30628 - Dermatologia
DIREITOS RESERVADOS NATALIA CYMROT - DESENVOLVIDO POR SURYAMKT
Entrar em contato via Telefone
magnifiercross