A dermatite atópica é uma condição dermatológica comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, caracterizada por inflamação e irritação da pele. Esta condição crônica geralmente se manifesta na infância e pode persistir ao longo da vida.
No post de hoje, falaremos sobre um tratamento promissor para essa condição, abordando sua eficácia, benefícios e considerações essenciais para quem enfrenta esse desafio dermatológico. Confira!
Fatores Contribuintes para a Dermatite Atópica
A dermatite atópica é uma condição que geralmente se inicia na infância, trata-se de uma doença imunomediada, ou seja, uma desregulação do sistema imunológico, nosso mecanismo de defesa, associada a falhas na barreira cutânea.
Isso resulta em ressecamento da pele, aumento da coceira e irritação, influenciados por fatores genéticos e ambientais, como exposição a elementos como pó, poeira, lã, umidade e pelos de animais, bem como banhos muito quentes, que contribuem para o agravamento da condição.
Tratamento com Abrocitinib
Uma recente novidade é a aprovação, tanto pelo FDE quanto pela Anvisa, de um tratamento denominado abrocitinib. Este medicamento, pertencente à classe dos biológicos ou inibidores de jak, age de maneira específica em pontos relacionados a doenças imunológicas, proporcionando uma abordagem mais eficaz e rápida para o tratamento.
Trata-se de uma terapia oral que, geralmente em dois a três dias, apresenta significativa melhora na coceira, e, ao longo de algumas semanas, promove uma melhora importante e prolongada das lesões cutâneas.
É importante realizar alguns exames e ser acompanhado por um dermatologista para iniciar essa medicação.
Se você enfrenta essa condição e deseja obter mais informações sobre esse tratamento recém-liberado no Brasil, agende uma consulta!