fbpx

Manchas escuras na pele

Muitas pessoas têm procurado informações no meu site sobre manchas escuras na pele. As manchas podem aparecer em qualquer idade e precisam ser examinadas por um dermatologista. Neste post explico quais são os principais casos com diversos links para esclarecer como funcionam os tratamentos. Aproveitem a leitura!

Melasma

O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras, geralmente na face. O seu surgimento está relacionado a fatores hormonais (gravidez, uso de anticoncepcionais), fatores genéticos e tem como fator desencadeante a exposição a luz (solar e luz visível). Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. Ocorre principalmente nas mulheres, mas também pode acometer os homens. É um processo crônico, que pode ser bem controlado, mas é difícil falar em cura definitiva, pois a pigmentação pode voltar a ocorrer.

Tratamento 

O uso diário de protetores solares potentes é fundamental para a prevenção do melasma. A exposição da pele ao sol ou a luz, escurece as manchas e devendo-se aplicar várias vezes ao dia os protetores solares, preferentemente com cor.

O tratamento é feito com o uso de cremes despigmentantes e ácidos, aplicados na pele, especialmente o ácido glicólico, ácido retinoico, ácido kójico e hidroquinona, com bons resultados.

Peelings superficiais, como o de ácido retinoico, jessner, resorcina, ácido glicólico e outros, costumam ser muito úteis, acelerando o processo de clareamento, além de renovarem a pele, melhorando a textura, rugas e outros tipos de manchas.

A luz intensa pulsada e o laser de CO2 fracionado também podem ser úteis no tratamento do melasma, levando a resultados rápidos, mas que necessitam de acompanhamento para manutenção do tratamento para evitar que as manchas voltem.

Melanoses Solares (“Mancha Senil”)

As manchas senis, ou melanoses solares, na verdade não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado pelo sol ao longo dos anos e por isso são mais comuns em pessoas de idade. São manchas de coloração castanho a marrom, de tamanhos variáveis, que surgem nas áreas muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.

Efélides (Sardas)

Sardas são manchas escuras, acastanhadas, puntiformes (de limites precisos) que recobrem especialmente a face, ombros, braços, pernas e o tórax anterior e posterior, que são as áreas de maior exposição solar. Tem uma característica hereditária, pois são mais frequentes em pessoas de pele e olhos claros, que têm maior sensibilidade ao sol. O pico de aparecimento das sardas é da adolescência até a idade adulta, quando então ocorre uma diminuição das mesmas.

Prevenção e tratamento

O ideal para a prevenção do surgimento das melanoses solares e da piora das sardas é o uso de protetores solares. O tratamento das sardas e melanoses solares pode ser feito de várias maneiras:

Os cremes despigmentantes contendo hidroquinona, ácido retinoico, ácido kójico, e outros funcionam fracamente no tratamento das sardas.
Peelings químicos, como o de ácido retinoico, ácido salicílico ou ácido tricloroacético.
Crioterapia: spray de nitrogênio líquido, que provoca uma queimadura superficial pelo frio, formando crostas que duram de 7 a 20 dias, dependendo do local tratado.
Laser e luz intensa pulsada (Harmony ®).

A aplicação é precedida de cremes anestésicos e traz sensação de queimação. Logo após a sessão, as manchas escurecem, como se tivessem sido queimadas. Ocorre a formação de uma crosta fina no local da aplicação, que se desprende da pele em 7 a 10 dias. Nestas áreas é obrigatório uso de protetor solar diário.

Após uma ou duas aplicações com intervalo de 1 mês, os resultados são surpreendentes. Raramente ocorrem efeitos colaterais. A única contraindicação para a pessoa realizar este procedimento é estar com a pele bronzeada.

Compartilhe com 1 ou 2 amigas.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Novidades Constantes sobre Pele, Cabelos, Unhas e Saúde Corporal

Preencha com o seu Melhor E-mail

NOTÍCIAS

Abra o Chat
Ajuda
Quer agilizar o seu atendimento?
Powered by