Manchas escuras na pele

atualizado em: 08/01/2024
Tempo de Leitura: 3 minutos
Sumário

Muitas pessoas têm procurado informações no meu site sobre manchas escuras na pele. As manchas podem aparecer em qualquer idade e precisam ser examinadas por um dermatologista. Neste post explico quais são os principais casos com diversos links para esclarecer como funcionam os tratamentos. Aproveitem a leitura!

Melasma

O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras, geralmente na face. O seu surgimento está relacionado a fatores hormonais (gravidez, uso de anticoncepcionais), fatores genéticos e tem como fator desencadeante a exposição a luz (solar e luz visível). Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. Ocorre principalmente nas mulheres, mas também pode acometer os homens. É um processo crônico, que pode ser bem controlado, mas é difícil falar em cura definitiva, pois a pigmentação pode voltar a ocorrer.

Tratamento 

O uso diário de protetores solares potentes é fundamental para a prevenção do melasma. A exposição da pele ao sol ou a luz, escurece as manchas e devendo-se aplicar várias vezes ao dia os protetores solares, preferentemente com cor.

O tratamento é feito com o uso de cremes despigmentantes e ácidos, aplicados na pele, especialmente o ácido glicólico, ácido retinoico, ácido kójico e hidroquinona, com bons resultados.

Peelings superficiais, como o de ácido retinoico, jessner, resorcina, ácido glicólico e outros, costumam ser muito úteis, acelerando o processo de clareamento, além de renovarem a pele, melhorando a textura, rugas e outros tipos de manchas.

A luz intensa pulsada e o laser de CO2 fracionado também podem ser úteis no tratamento do melasma, levando a resultados rápidos, mas que necessitam de acompanhamento para manutenção do tratamento para evitar que as manchas voltem.

Melanoses Solares ("Mancha Senil")

As manchas senis, ou melanoses solares, na verdade não são provocadas pela idade e sim pelo dano causado pelo sol ao longo dos anos e por isso são mais comuns em pessoas de idade. São manchas de coloração castanho a marrom, de tamanhos variáveis, que surgem nas áreas muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. São mais frequentes em pessoas de pele clara.

Efélides (Sardas)

Sardas são manchas escuras, acastanhadas, puntiformes (de limites precisos) que recobrem especialmente a face, ombros, braços, pernas e o tórax anterior e posterior, que são as áreas de maior exposição solar. Tem uma característica hereditária, pois são mais frequentes em pessoas de pele e olhos claros, que têm maior sensibilidade ao sol. O pico de aparecimento das sardas é da adolescência até a idade adulta, quando então ocorre uma diminuição das mesmas.

Prevenção e tratamento

O ideal para a prevenção do surgimento das melanoses solares e da piora das sardas é o uso de protetores solares. O tratamento das sardas e melanoses solares pode ser feito de várias maneiras:

Os cremes despigmentantes contendo hidroquinona, ácido retinoico, ácido kójico, e outros funcionam fracamente no tratamento das sardas.
Peelings químicos, como o de ácido retinoico, ácido salicílico ou ácido tricloroacético.
Crioterapia: spray de nitrogênio líquido, que provoca uma queimadura superficial pelo frio, formando crostas que duram de 7 a 20 dias, dependendo do local tratado.
Laser e luz intensa pulsada (Harmony ®).

A aplicação é precedida de cremes anestésicos e traz sensação de queimação. Logo após a sessão, as manchas escurecem, como se tivessem sido queimadas. Ocorre a formação de uma crosta fina no local da aplicação, que se desprende da pele em 7 a 10 dias. Nestas áreas é obrigatório uso de protetor solar diário.

Após uma ou duas aplicações com intervalo de 1 mês, os resultados são surpreendentes. Raramente ocorrem efeitos colaterais. A única contraindicação para a pessoa realizar este procedimento é estar com a pele bronzeada.

Foto Dra Natalia
Dra. Natalia Cymrot
CRM: 84332-SP
RQE: 30628 - Dermatologia
Dra. Natalia Cymrot é dermatologista formada e pós graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Natalia Cymrot

Acompanhe no Instagram

🤕 A enxaqueca pode ser uma condição debilitante, afetando a qualidade de vida de muitas pessoas. Entre os diversos tratamentos disponíveis, um método alternativo vem ganhando destaque: a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox.

Neste texto, vamos explorar como o botox pode ser usado no tratamento da enxaqueca. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#enxaqueca #toxinabotulinica #botox #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
💆🏽 Prevenir cicatrizes de acne é essencial para manter uma pele saudável. Evite espremer as lesões, procure tratamento precoce e mantenha uma rotina de cuidados com a pele suave. Descubra estratégias eficazes para prevenir cicatrizes de acne. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto no blog.

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#cicatriz #acne #cicatrizdeacne #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
Se você está incomodada e quer tratar a flacidez e deixar seu rosto mais firme, este post é para você!

Siga o nosso perfil para acompanhar as dicas semanais ou acesse o site (link na descrição 👉 @nataliadermatologia).

#flacidez #peleflacida #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
👄 Com a chegada do verão, é comum que as pessoas se preocupem em proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. No entanto, um aspecto muitas vezes negligenciado é a importância da proteção labial durante essa estação.

No post de hoje, vamos explorar os cuidados necessários para manter os lábios saudáveis e protegidos dos danos causados pela exposição ao sol.

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#proteçãolabial #lábios #verão #estetica #dermatologista
#dermatologiaclinica #dermatología
Reunião dos Experts em Cosmiatria e Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia! Valiosíssima troca de experiências!!
O site https://nataliadermatologia.com.br/ visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Responsável técnico: Dra. Natalia Cymrot CRM: 84332-SP | RQE Nº : 30628 - Dermatologia
DIREITOS RESERVADOS NATALIA CYMROT - DESENVOLVIDO POR SURYAMKT
Entrar em contato via Whatsapp
Entrar em contato via Telefone
magnifiercross