Manchas na pele? Veja dicas e tratamentos contra o melasma

atualizado em: 31/01/2024
Tempo de Leitura: 3 minutos
Sumário

 
Uma das queixas mais frequentes pelos pacientes no alto verão é o aparecimento de manchas na pele. E a mais comum é o melasma. É uma doença caracterizada por manchas escuras que costumam aparecer no rosto, mas também podem ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. E uma curiosidade: acometem, geralmente, as mulheres com idades entre os 20 e 50 anos. Os motivos do surgimento? São vários! Além da exposição a luz (solar e luz visível), a enfermidade está associada a fatores hormonais (gravidez, uso de anticoncepcionais) e genéticos.

Luciene di Camargo
A cútis da atriz Luciele di Camargo tem melasma oriundo de gravidez. Crédito: Reprodução Internet

Outras manchas muito populares, são as manchas senis ou melanoses solares que tem tamanhos variados e coloração castanho claro a escuro. Ocorrem na face, no dorso das mãos, braços, colo e nos ombros. Além disso, existem as efélides, ou sardas: que são acastanhadas escuras, puntiformes (de limites precisos) que recobrem especialmente a face, ombros, braços, pernas e o tórax anterior e posterior, que, aliás, são as áreas de maior exposição solar. Estas têm origem hereditária, pois são mais frequentes em pessoas de pele e olhos claros e que possuem maior sensibilidade ao sol. E o pico de aparecimento ocorre na adolescência e vai até a idade adulta, quando então costumam diminuir.

rosto de mulher frontal com manchas na pele
Crédito: iStock

Prevenção e tratamento do Melasma

Mas como se prevenir dessas manchas todas? A boa notícia é que com alguns cuidados simples como passar o protetor solar diariamente, é possível evitar muitas dessas manchas. No entanto, é importante ressaltar que, no caso do melasma, não há cura definitiva, mas pode perfeitamente ser controlado se o paciente fizer o tratamento adequado. Conheça em quatro passos como afastar e amenizar as terríveis manchas escuras da sua pele

Criança passando protetor solar na mãe
Crédito: iStock


 
 
1 - Proteção solar

Parece clichê, mas o uso de protetor solar diariamente ainda é um dos principais tratamentos de diversas doenças de pele, inclusive o melasma. Aplique filtro solar com FPS mínimo de 30 nas regiões expostas do corpo. A dica é procurar por filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB), e tintos, pois estes protegem também da luz visível, que agrava a pigmentação da pele.

Mulher passando creme no rosto
Crédito: iStock


 
2 - Cremes despigmentantes

Há o creme mais adequado para cada tipo de pele. Cremes a base de hidroquinona e ácidos glicólico e retinóico são úteis em muitos casos. O resultado costuma aparecer a partir de 40 dias de uso na pele. Mas não se esqueça, é preciso evitar mínimas exposições solares.
 
3 - Peelings

É um procedimento estético bastante famoso para amenizar marcas e manchas na cútis. Os peelings removem camadas superficiais da pele, suavizando as alterações decorrentes da exposição solar e envelhecimento.

clinica-natalia-cymrot-blog-tratamento-peeling
Crédito: reprodução Internet


 
Há vários tipos de peelings, como os químico, que usam substâncias como os ácidos salicílico, retinóico e tricloroacético e o peeling físico, que utiliza superfícies abrasivas. É importante frisar que só o dermatologista é capaz de indicar o melhor tratamento.
 
4 - Lasers

Associados aos cremes clareadores, os lasers trazem resultados ainda mais rápidos, diminuindo as manchas em pouco tempo. Os mais indicados:
 

  • A Luz Intensa Pulsada: que é gerada por um aparelho específico que produz calor na pele e atinge diferentes profundidades e atinge diferentes profundidades e alvos como a melanina.  Podem ser necessárias até quatro sessões com intervalos de 30 dias.
  • Laser de CO2 fracionado: Clareia as manchas e melhora a textura da pele.
  • Laser Nd Yag Q- Switched – os feixes de luz atingem especificamente o pigmento da pele e o quebra em pedaços menores, que serão retirados por células na própria pele. São necessárias, em média 2-6 sessões para clareamento da maioria das manchas da pele, com intervalos de 30 dias.
Foto Dra Natalia
Dra. Natalia Cymrot
CRM: 84332-SP
RQE: 30628 - Dermatologia
Dra. Natalia Cymrot é dermatologista formada e pós graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Natalia Cymrot

Acompanhe no Instagram

O que aprendemos com a história de Natalie? 

O melanoma não é uma doença simples. Agressivo, se não for diagnosticado em fase inicial pode se disseminar para outros órgãos, causando metástase e reduzindo as chances de cura.

Em 2020, durante o tratamento, Natalie postou em sua rede social (nataliefornasier): “Aquelas marcas de bronzeado, aquela pele descascada, a ardência das queimaduras solares - não valem a pena. 
Não vale a pena ser uma estatística ou receber uma onda de destruição em sua vida.”

E você, já parou para pensar nisso?

REPOST @grupobrasileirodemelanoma

#gbm #grupobrasileirodemelanoma #dermatologia #dermatologistas #medicina #oncologia #oncologista #melanoma #patologia #cirurgiaoncologica #cirurgiaplastica #atualização #tratamentooncologico #cancerdepele #conscientização #prevenção #fotoproteção
➡ Descubra como o laser Fotona pode transformar a gordura localizada, flacidez e celulite, proporcionando resultados visíveis e duradouros. Saiba o que esperar do tratamento e como se preparar para otimizar os resultados. 

Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#gorduralocalizada #flacidez #celulite #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
Está enfrentando queda de cabelo inesperada? Você não está sozinha. Muitas pessoas passam por isso, especialmente em momentos de grandes mudanças. Felizmente, temos tratamentos eficazes que podem ajudar!

Siga o nosso perfil para acompanhar as dicas semanais ou acesse o site (link na descrição 👉 @nataliadermatologia).

#quedadecabelo #cabelo #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
🍊 A vitamina C é uma substância muito vista na composição de alguns produtos, além de muitas pessoas falarem sobre essa vitamina. Mas afinal de contas, o que será que a vitamina C faz na pele? A vitamina C, de verdade, é um produto que vale a pena usar?

Nesse post, vamos responder essas perguntas e entender melhor os 3 principais benefícios da vitamina C. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#vitaminac #pele #tratamento #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
🔎 O melasma é uma condição de pele comum, caracterizada pelo surgimento de manchas escuras e irregulares, geralmente no rosto, especialmente nas bochechas, testa, nariz e lábio superior. Felizmente, existem diversos tratamentos disponíveis para ajudar a gerenciar e reduzir a pigmentação irregular da pele, incluindo o uso de substâncias clareadoras, peelings superficiais e microagulhamento.

Neste artigo, abordaremos o uso desses tratamentos no combate ao melasma, oferecendo opções eficazes para promover uma pele mais uniforme e radiante. Leia até o final e saiba mais!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#melasma #tratamentos #botox #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
O site https://nataliadermatologia.com.br/ visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Responsável técnico: Dra. Natalia Cymrot CRM: 84332-SP | RQE Nº : 30628 - Dermatologia
DIREITOS RESERVADOS NATALIA CYMROT - DESENVOLVIDO POR SURYAMKT
Entrar em contato via Whatsapp
Entrar em contato via Telefone
magnifiercross