Estresse pode levar ao surgimento de doenças graves de pele

atualizado em: 31/01/2024
Tempo de Leitura: 3 minutos
Sumário

Estresse pode levar ao surgimento de doenças graves de pele
 
Um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde revelou que o estresse atinge cerca de 90% da população global.

Por mais que a gente cuide da pele, usando diariamente cosméticos adequados e protetor solar e até se submetendo a tratamentos estéticos para melhorar a aparência e prevenir o envelhecimento, nem sempre nossos esforços impedem o ataque de um vilão silencioso: o estresse. Isso porque a pele, o maior órgão do corpo humano, reage progressivamente aos hormônios do sistema nervoso central, como a adrenalina e o cortisol, cuja produção aumenta em situações de tensão ou ansiedade. Em excesso, eles prejudicam o sistema imunológico e aumentam a produção das glândulas sebáceas, duas consequências atrozes para impulsionar o surgimento de problemas dermatológicos — dos mais simples, como dermatites e micoses, até mais graves, como vitiligo e psoríase.

As preocupações, os pensamentos e tudo aquilo que se passa na mente se reflete na pele. Portanto, coceiras aparentemente sem motivo e lesões de pele podem ser manifestações de distúrbios psíquicos.

O fato é que muitas pessoas desempenham atividades diárias sob alto nível de estresse e é muito comum que após a conclusão de tarefas importantes elas desenvolvam uma gripe ou contraiam algum outro vírus. Uma reação comum desencadeada pelo estado emocional são erupções causadas por vírus como por exemplo o herpes.

Estudo recente da Associação Americana de Psicologia (APA) aponta que aproximadamente 20% dos americanos sofrem com altos níveis de estresse. No nosso país, o cenário é ainda mais preocupante: 34% dos brasileiros relatam níveis de estresse extremos, de acordo com o Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS).
O estresse não atua como causa única das doenças, mas sim como um desencadeante ou agravante, na pessoa que já tem predisposição para ter o problema, como por exemplo, no caso do vitiligo e de outras doenças autoimunes.

Entre as doenças mais comuns ligadas ao estresse e que afloram diretamente na pele estão:

- Dermatite Atópica: Inflamação crônica da pele que provoca coceira e descamação;

- Acne: problema reportado por muitos adultos em situações de estresse ou tristeza. O tratamento pode ser feito com produtos de uso local ou, de forma mais eficiente, através de isotretinoína, uma medicação oral, que só deve ser administrada sob orientação médica.

- Dermatite Seborreica (caspa): Hiperprodução de oleosidade no couro cabeludo. Não tem cura, não é contagioso, mas pode ser controlada. Deve-se usar xampus específicos e outras substâncias que removam as crostas e as escamas.

- Psoríase: inflamação crônica da pele que provoca coceira e descamação e é caracterizada pelo aparecimento de placas vermelhas descamativas, principalmente nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Não é contagioso e pode-se fazer o controle através de medicação tópica e sistemica. Novas terapias estão sendo constantemente estudadas, entre elas, os medicamentos biológicos.

- Herpes: É uma virose caracterizada por vesículas pequenas ao redor da boca. É contagioso. O tratamento é via medicação tópica e sistêmica.

- Vitiligo: doença auto-imune caracterizada por manchas brancas de tamanhos e formas variadas que se espalham por todo o corpo sem apresentar nenhum outro sintoma. Não é contagioso e o tratamento inclui cremes, fototerapia com luz ultravioleta, cirurgia, em alguns casos.
O ideal é que os tratamentos das doenças desencadeadas ou agravadas pelo estresse, e de fundo emocional, seja multidisciplinar e envolva o dermatologista, o psicólogo ou psicanalista e eventualmente o psiquiatra também. O paciente que detecta que a sua doença de pele é desencadeado por um problema emocional, ou que este contribui para o agravamento da doença, terá mais dificuldade se não aceitar um tratamento psicoterapêutico.

Portanto, adotar hábitos mais saudáveis e encarar a vida e as dificuldades do dia a dia de modo positivo são, de fato, fórmulas bastante eficazes para se tornar imune a essas doenças e também para espaçar as crises daqueles que já são vítimas delas.

Fonte: Assessoria de Imprensa making-off, por Joyce Matsushita

Foto Dra Natalia
Dra. Natalia Cymrot
CRM: 84332-SP
RQE: 30628 - Dermatologia
Dra. Natalia Cymrot é dermatologista formada e pós graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Natalia Cymrot

Acompanhe no Instagram

🌬 Com a chegada do frio, é comum surgirem problemas de pele, como a pele seca. Essa condição pode causar muito desconforto, como coceira e irritação. Entender por que isso acontece e adotar cuidados específicos pode ajudar a proteger e manter a saúde da sua pele durante os meses mais frios.

Neste texto, vamos dar algumas dicas essenciais para manter a pele hidratada e bem cuidada durante o inverno. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#peleseca #pelesecanoinverno #inverno #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
🔎 Descubra tudo sobre a dermatite atópica, uma condição que causa desconforto e impacta a qualidade de vida. Entenda seus sintomas, tratamentos convencionais e a promissora fototerapia como nova abordagem no combate a essa condição. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto no blog!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#fototerapia #dermatiteatopica #dermatite #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
➡ Se você está lidando com verrugas virais, saiba que existem diversas opções de tratamento disponíveis para ajudar a eliminar essas lesões incômodas. Confira esse reels para saber quais são elas.

É importante ressaltar que o tratamento ideal pode variar de acordo com o tipo e localização das verrugas, bem como a resposta individual de cada paciente. Por isso, é essencial consultar um dermatologista para avaliação e orientação personalizada.

⚠ Não deixe que as verrugas atrapalhem sua qualidade de vida. Procure ajuda profissional e inicie o tratamento adequado para se livrar delas de uma vez por todas!

Siga o nosso perfil para acompanhar as dicas semanais ou acesse o site (link na descrição 👉 @nataliadermatologia).

#verrugaviral #verruga #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
👩🏼‍🦰 Você já ouviu falar sobre alopecia areata? É uma condição autoimune que afeta os folículos pilosos, levando à queda de cabelo no couro cabeludo e no corpo. Além dos desafios físicos, a doença pode abalar a autoestima e o bem-estar emocional dos pacientes. Felizmente, há uma boa notícia: a Anvisa aprovou recentemente o Ritlecitinib, uma nova opção de tratamento para essa condição.

Neste artigo, vamos explorar mais sobre a alopecia areata e como essa nova medicação pode oferecer esperança aos pacientes. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#alopeciaareata #alopecia #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
💕 Que o amor floresça ainda mais neste Dia dos Namorados! 

#namorados #diadosnamorados
O site https://nataliadermatologia.com.br/ visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Responsável técnico: Dra. Natalia Cymrot CRM: 84332-SP | RQE Nº : 30628 - Dermatologia
DIREITOS RESERVADOS NATALIA CYMROT - DESENVOLVIDO POR SURYAMKT
Entrar em contato via Telefone
magnifiercross