A sudorese é uma função vital do corpo humano, responsável por regular a temperatura corporal e eliminar toxinas através da produção de suor pelas glândulas sudoríparas. No entanto, quando essa função se torna excessiva, pode gerar desconforto e constrangimento.
Hoje, falaremos sobre os efeitos da sudorese desregulada no corpo, áreas afetadas e desconfortos, além do tratamento com toxina botulínica. Confira!
Desregulação da Sudorese
O excesso de sudorese representa uma desregulação no sistema nervoso periférico, onde esse desequilíbrio resulta em um estímulo excessivo às glândulas sudoríparas, localizadas em diversas áreas do corpo, como rosto, axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e virilha.
Desconforto e Manifestações
Esse quadro frequentemente causa desconforto significativo. Primeiramente, a pessoa experimenta sensações de suor excessivo, seguido pela visibilidade desse suor, que pode manchar as roupas e deixar marcas visíveis. Essa condição persiste independentemente da estação, seja verão ou inverno, e não está vinculada à temperatura ambiente.
A situação tende a se agravar em momentos de tensão e nervosismo.
Tratamento com Toxina Botulínica
Um dos tratamentos mais eficazes para esse problema é a aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, em consultórios dermatológicos.
Durante o procedimento, um creme anestésico é aplicado na área por aproximadamente meia hora. Em geral, são realizadas aplicações superficiais que são bem toleradas. A toxina botulínica atua bloqueando os nervos que estimulam as glândulas sudoríparas, interrompendo temporariamente a produção de suor por alguns meses.
Se você enfrenta esse problema e deseja tratá-lo ou simplesmente obter mais informações, não hesite em marcar uma consulta para discutir suas opções. Além disso, siga-nos em nossas redes sociais para se manter atualizado sobre esse e outros temas relacionados à saúde dermatológica.