Micose: como prevenir

atualizado em: 31/01/2024
Tempo de Leitura: 2 minutos
Sumário

Micose: como prevenir
 
A micose é uma infecção causada por fungos, micro-organismos que se alimentam da queratina presente em nossa pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis, como calor, umidade e baixa de imunidade estes fungos podem se reproduzir. Surgem com maior frequência em áreas de dobras como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés, mas também podem ocorrer em qualquer outra área do corpo. Os principais tipos de micoses são:
 
Pitiríase Versicolor
Também conhecida como pano branco, são pequenas manchas esbranquiçadas com descamações. Podem estar unidas ou isoladas e geralmente aparecem nos ombros, pescoço, tronco, e rosto. A cor poder ser branca, rosada ou castanha, e dificilmente coçam. Este tipo de micose é mais comum em pessoas de pele oleosa.
 
Tinhas
Este tipo de micose é caracterizada por manchas vermelhas de superfície escamosa, com limites bem nítidos e que coçam. Quando ocorre nos pés pode ser chamada de “pé-de-atleta”, mas pode aparecer em qualquer lugar do corpo. Nas crianças, é comum no couro cabeludo formando uma placa com crostas que causam coceira intensa, parecendo que o cabelo foi cortado na região afetada.
 
Onicomicoses
São as micoses que atingem as unhas, tanto dos pés quanto das mãos. A unha descola e fica mais grossa, podendo até mesmo mudar de cor e forma. No início é uma mancha de cor clara pequena, depois vai se espalhando e a unha fica mais espessa e mais sensível, o que pode causar dor. As micoses são tratadas com medicamentos antifúngicos. O tipo escolhido depende de onde a infecção está e sua gravidade, por isso é muito importante consultar o dermatologista.
 
Fatores que podem colaborar para o surgimento das micoses:
 

 
Prevenção/Tratamento
A higiene pessoal é muito importante na prevenção das micoses. Tenha o seu próprio material de manicure. Após o banho, seque-se muito bem principalmente nas dobras, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés. Não ande descalço em áreas que sempre estão úmidas como saunas, lava-pés de piscinas. Não fique com roupas molhadas por muito tempo, não compartilhe toalhas, roupas, escovas de cabelo e bonés. Não use calçados muito fechados por muito tempo e escolha os modelos com mais ventilação. Evite roupas muito quentes e apertadas e também tecidos sintéticos, pois eles prejudicam a transpiração da pele.
 
Quanto ao tratamento pode ser feito com cremes ou comprimidos e deve ser acompanhado por um médico. Tratamento feito a laser também é eficaz para combater o problema.

Foto Dra Natalia
Dra. Natalia Cymrot
CRM: 84332-SP
RQE: 30628 - Dermatologia
Dra. Natalia Cymrot é dermatologista formada e pós graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dra Natalia Cymrot

Acompanhe no Instagram

〰 Descubra os melhores tratamentos para estrias, incluindo Laser Fotona, luz intensa pulsada, microagulhamento, peelings químicos e bioestimuladores de colágeno. Saiba como cada opção pode ajudar a suavizar a aparência das estrias e restaurar a confiança na sua pele. Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto no blog!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#estrias #estria #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
Sabia que uma boa massagem relaxante pode:

▫ Aliviar o estresse
▫ Melhorar sua circulação
▫ Ajudar na qualidade do seu sono

Dê um tempo para si mesma e descubra os benefícios de cuidar do seu corpo e mente.
 
Agende uma massagem relaxante em nossa clínica!

Siga o nosso perfil para acompanhar as dicas semanais ou acesse o site (link na descrição 👉 @nataliadermatologia).

#relaxar #massagem #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
➡ O câncer de pele é uma preocupação crescente em todo o mundo, afetando milhões de pessoas a cada ano. Entre os diversos tipos de câncer de pele, o melanoma se destaca como uma das formas mais graves e potencialmente letais da doença.

No texto de hoje, falaremos sobre a importância do diagnóstico precoce do melanoma e destacaremos os locais incomuns de sua aparição. Confira!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo Whatsapp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#melanoma #cancerdepele #tratamento #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
O que aprendemos com a história de Natalie? 

O melanoma não é uma doença simples. Agressivo, se não for diagnosticado em fase inicial pode se disseminar para outros órgãos, causando metástase e reduzindo as chances de cura.

Em 2020, durante o tratamento, Natalie postou em sua rede social (nataliefornasier): “Aquelas marcas de bronzeado, aquela pele descascada, a ardência das queimaduras solares - não valem a pena. 
Não vale a pena ser uma estatística ou receber uma onda de destruição em sua vida.”

E você, já parou para pensar nisso?

REPOST @grupobrasileirodemelanoma

#gbm #grupobrasileirodemelanoma #dermatologia #dermatologistas #medicina #oncologia #oncologista #melanoma #patologia #cirurgiaoncologica #cirurgiaplastica #atualização #tratamentooncologico #cancerdepele #conscientização #prevenção #fotoproteção
➡ Descubra como o laser Fotona pode transformar a gordura localizada, flacidez e celulite, proporcionando resultados visíveis e duradouros. Saiba o que esperar do tratamento e como se preparar para otimizar os resultados. 

Entenda mais sobre esse assunto lendo o texto abaixo!

Link está na descrição 👉 @nataliadermatologia

✅ Eu sou a Dra. Natalia Cymrot CRM 84.332, Dermatologista Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Laser e Estética, e vou explicar para vocês.

Para marcar consultas, entre em contato conosco pelo WhatsApp (link na descrição) ou 📞 (11) 99386-0675

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários! ⤵ E compartilhe o post em suas redes sociais.

#gorduralocalizada #flacidez #celulite #estetica #dermatologista #dermatologiaclinica #dermatología
O site https://nataliadermatologia.com.br/ visa melhorar o acesso aos pacientes à informação de qualidade sobre sua saúde, porém nada substitui uma avaliação completa, durante consulta médica e diagnóstico adequados.
Responsável técnico: Dra. Natalia Cymrot CRM: 84332-SP | RQE Nº : 30628 - Dermatologia
DIREITOS RESERVADOS NATALIA CYMROT - DESENVOLVIDO POR SURYAMKT
Entrar em contato via Whatsapp
Entrar em contato via Telefone
magnifiercross