A drenagem linfática ajuda a reduzir a celulite
A drenagem linfática é uma massagem, um conjunto de manobras manuais que visa eliminar do corpo o excesso de líquidos e toxinas acumulados.
É como se nosso corpo fosse um quintal que tem vários ralos. Então, através da massagem, a gente bombeia os líquidos do corpo para esses ralos, de forma que sejam eliminados pela urina.
Então, estimulando o sistema linfático, a linfa (líquidos) é encaminhada para os gânglios linfáticos (ralos) e, consequentemente, eliminada do corpo.
Isso faz com que diminua o inchaço das pernas, melhora a circulação e também o funcionamento intestinal, além de conferir uma sensação de bem-estar deliciosa e o relaxamento do corpo.
Além disso, é um tratamento que auxilia na melhora da celulite, na redução da gordura localizada, melhora a ação anti-inflamatória do organismo e o sistema imunológico, além de ajudar a regenerar os tecidos.
São muitos benefícios!
Sua pele está com cravos e espinhas, principalmente por causa do uso das máscaras? Então clique aqui e saiba como a limpeza de pele pode ajudar a melhorar seu rosto.
Como é feita a drenagem?
Cada região do corpo tem as suas manobras específicas, mas em todas elas o movimento termina nos gânglios linfáticos (linfonodos).
As áreas em que os linfonodos são estimulados durante a drenagem são:
- virilhas;
- axilas;
- atrás dos joelhos;
- atrás das orelhas;
- parte posterior da cabeça;
- têmporas;
- laterais do pescoço;
- abaixo da mandíbula e do queixo;
Também é possível fazer drenagem facial e reduzir o inchaço na área dos olhos, por exemplo. Também pode ser indicada no tratamento pós-operatório de cirurgias plásticas, conforme indicação do médico cirurgião, tanto em face quanto em corpo.
Mas, para que se consiga aproveitar ao máximo tudo que a drenagem linfática tem a oferecer, é fundamental que ela seja realizada por um profissional capacitado e experiente.
Por exemplo, você não deve sentir dor na drenagem ou após a sessão, muito menor ter hematomas. Apesar de firmes, as manobras não são fortes a ponto de machucar.
Não existe uma quantidade mínima ou máxima de sessões, mas é um tratamento que deve ser feito com regularidade. Em geral, o indiciado é de 1 a 3 sessões por semana.
Também não há necessidade de prescrição médica para a realização do tratamento, mas é importante conversar com o médico, caso você tenha problemas circulatórios, vasculares, cardíacos e hipertensão, assim como alguma infecção e em meio ao tratamento quimioterápico.
As gestantes, em especial, podem se sentir muito melhores realizando as drenagens frequentemente.
Então, se você nunca fez uma drenagem linfática, agende seu horário e venha experimentar! E se você já fez e deseja retomar as massagens, agende agora mesmo a sua sessão!