Por que o cabelo cai após a covid-19?
Eu tenho recebido no consultório muitos pacientes com uma queda de cabelo acentuada após covid-19.
De fato, quando a gente vai olhar na literatura, descobre que 25% dos pacientes que tiveram covid apresentam uma queda de cabelo intensa. Isso é muito preocupante, as pessoas acham que vão ficar carecas.
Em geral, essa queda de cabelo ocorre entre dois e três meses após a infecção.
A pele também pode ser afetada pelo coronavírus? Clique aqui e saiba a resposta.
Por que a queda acontece?
Não há ainda uma certeza sobre porque isso acontece, se o vírus desencadeia alguma doença capilar, se a queda é gerada pelo estresse do momento ou se há outra causa relacionada.
Mas acredita-se que se trate do que nós chamamos de eflúvio telógeno.
Esse é o mesmo tipo de queda de cabelo que vemos em puérperas e também em decorrência de outras doenças e infecções.
Assim, o corpo foca sua energia e nutrição naquilo que é necessário à sobrevivência, no combate à infecção, e isso acaba levando a uma alteração no ciclo natural do cabelo, fazendo alguns fios caírem antes da hora.
Geralmente, nós perdemos até 200 fios de cabelo por dia, isso é normal. Já em casos de eflúvio telógeno, esse volume pode dobrar, por isso assusta muitas pessoas.
Como tratar?
Existem algumas alternativas para o tratamento da queda de cabelo que utilizamos normalmente, entre elas o uso de shampoos e loções tópicas, suplementação de vitaminas, microinfusão de medicamentos (MMP) e até medicamentos por via oral.
Mas eu tenho tratado os pacientes com uma associação de lasers, que tem dado resultado mais rápido, o que tem sido muito animador.
É um tratamento que não é dolorido. A gente faz algumas sessões e a velocidade de reversão dessa queda tem se mostrado um pouco maior.
Então, se você teve covid-19 e está notando uma queda acentuada de cabelo, mantenha a calma e agende sua consulta!