As doenças dermatológicas podem impactar significativamente a saúde ocular, exigindo uma abordagem integrada entre dermatologistas e oftalmologistas. Esse diálogo multidisciplinar tem enriquecido o entendimento das doenças dermatológicas em relação a outras patologias corporais.
Neste texto, exploraremos o impacto dessas doenças dermatológicas nos olhos e a importância de uma abordagem integrada para um cuidado abrangente do paciente.
Impacto dessas Doenças
Algumas condições dermatológicas afetam os olhos e merecem atenção especial por parte dos dermatologistas. Por exemplo, a psoríase afeta os olhos em 10 a 20% dos casos. Da mesma forma, a dermatite atópica pode causar coceira ocular, levando ao ato de coçar, o que pode modificar a córnea e resultar em "Ceratocone".
Doenças relacionadas aos Olhos
Outras doenças dermatológicas podem afetar os olhos, como a rosácea, que pode provocar inflamação ocular. O vitiligo pode estar associado ao uveíte, uma inflamação intraocular. Além disso, a dermatite seborreica, conhecida como caspa, pode se manifestar nos cílios, exigindo cuidados específicos para evitar irritação ocular.
É fundamental que o dermatologista examine todo o corpo do paciente, incluindo o couro cabeludo e os pés.
No entanto, a área dos olhos também requer atenção especial, pois muitas vezes demanda tratamento dermatológico específico para as condições presentes.